As Estruturas De Mercado
Monografias: As Estruturas De Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Evandronogueira • 26/10/2014 • 4.071 Palavras (17 Páginas) • 300 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos as estruturas de mercado, o conceito de cada estrutura que passa a integrar o cenário supermercadista brasileiro especificamente o estado do Rio Grande do Sul. A atuação de cada
Nos anos 90 o setor supermercadista do Rio grande do sul apresentou crescimento considerável, com a entrada de grandes redes estrangeiras Carrefour (francesa), Wal Mart (norte-americana), Sonae (portuguesa) e Royald Ahold (holandês). O Estado do Rio Grande do Sul se constituiu num polo de atração destes investimentos, que gerou modificações estruturais neste setor. Ressalta-se que somente a rede holandesa não atua no Estado do Rio Grande do Sul, as demais redes apresentam-se expressivamente atuantes em Porto Alegre e no Estado. Umas com extensão para o nordeste
Uma das estruturas de mercado identificada é concorrência perfeita e a outra é o oligopólio.
Concorrência perfeita
Para entendermos melhor a concorrência perfeita pelo fato que os mercados entre eles compram mercadorias em maior números para manter mais ou menos a mesma base de preço más isso não significa preço menor para o consumidor, a diferenciação dos produtos dá-se via: características físicas, embalagens, promoção de vendas, manutenção, atendimento pós-venda, etc.
Como não existem barreiras para a entrada de firmas que vendem os produtos, em longo prazo há tendência apenas para lucros maiores para os setor , ou seja, os lucros extraordinários em curto prazo atraem novas firmas para o mercado,
aumentando a oferta do produto.
Oligopólio
O oligopólio é um tipo de estrutura de mercado que pode ser definido de duas formas: oligopólio concentrado (pequeno número de empresas no setor) e oligopólio competitivo (pequeno número de empresas domina um setor com muitas empresas).
Devido à existência de empresas dominantes, elas têm o poder de fixar preços de venda em seus termos, defrontando-se normalmente com demandas relativamente inelásticas, em que os consumidores têm baixo poder de reação a alteração de preços.
Ocorre basicamente devido à existência de barreiras à entrada de novas empresas no setor, como a proteção de patentes, controle de matérias primas chaves, tradição, oligopólio puro ou natural.
Diferentemente da estrutura concorrencial, e de forma semelhante ao monopólio, em longo prazo os lucros extraordinários permanecem, pois as barreiras à entrada de novas firmas persistirão, principalmente no oligopólio natural, em que a alta escala de operações propicia uma produção a custos relativamente baixos, dificultando a entrada de firmas concorrentes.
No oligopólio, podemos encontrar duas formas de atuação das empresas: concorrem entre si, via guerra de preços ou de promoções; formam cartéis. Cartel é uma organização formal ou informal de produtores dentro de um setor, que determina a política de todas as empresas do cartel, fixando preços e a repartição (cota) do mercado entre empresas.
As cotas podem ser:
Perfeitas (cartel perfeito): todas as empresas têm a mesma participação. A administração do cartel
fixa um preço comum e divide igualmente o mercado, agindo como um bloco monopolista. É a chamada “solução de monopólio”.
Imperfeitas (cartel imperfeito): existem empresas líderes que fixam os preços, ficando com a maior cota. As demais empresas concordam em seguir os preços do líder.
O oligopólio tem como modelo econômico o modelo clássico, que tem o objetivo de maximização dos lucros, devendo ter um conhecimento adequado se suas receitas e de seus custos. O preço é determinado apenas pela oferta e procura.
Segundo o texto o setor supermercadista do rio grande do sul se situa no oligopólio fraco quando as quatro maiores empresas, considerando a soma das suas participações for maior do que o índice de concentração do setor.
a) Medidas Descritivas.
I. Medidas de Tendência Central
As três tendências de medida central usada são média, mediana e a moda.
Média é o conjunto de dados é a soma das entradas de dados dividida pelo número de entrada. Suas formulas são:
Média da população Média Amostral
Mediana é o conjunto de dados é o dado que fica no meio do quando as entradas são colocadas em ordem crescente ou decrescente. Sua formula é:
Moda de um conjunto de dados é aquela entrada que ocorre com maior frequência. Se nenhuma entrada é repetida, o conjunto de dados não possui moda. Se duas entrada ocorrem com a mesma frequência elevada cada entrada é uma moda e os dados são chamados de bimodais.
Média ponderada é a medida de um conjunto de dados cujas entradas tem peso variáveis. Uma
média ponderada é dada por W é o peso de cada entrada de X . formula AQUIIIIUUHSDHHSLIHFILSLI
Média de uma distribuição de frequência para uma amostra e aproximada por x = x.f sobre n FORMULA PESQUISAR
Uma distribuição de frequência pode ser simétrica, uniforme assimétrica dentro da assimétrica tem a para esquerda e direita.
.II. Medidas de Dispersão.
A primeira mais importante medida de dispersão é a medida de posição e a segunda medida de posição é a variância ou desvio-padrão
III. Técnicas de amostragem probabilística
Nas sondagens e estudos de opinião usam-se amostras selecionadas por um processo de amostragem probabilística, isto é, amostras em que todos os sujeitos incluídos na grelha de amostragem têm a mesma probabilidade (diferente de zero) de serem escolhidos para virem a integrar a amostra.
As técnicas de amostragem probabilística asseguram, com uma determinada margem de erro, que estão representados na amostra (de forma proporcional à sua representação na população) todos os subgrupos relevantes que constituem a população alvo. Desta forma garante-se que os resultados obtidos com o estudo dos sujeitos da amostra podem ser generalizados, com uma determinada margem de erro, para a população alvo.
A amostragem probabilística refere-se a procedimentos que utilizam alguma forma de seleção aleatória dos seus membros. Os procedimento de
...