COMO A EDUCAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA A VIDA DE UMA PESSOA
Ensaios: COMO A EDUCAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA A VIDA DE UMA PESSOA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Adriel18 • 24/7/2014 • 345 Palavras (2 Páginas) • 637 Visualizações
COMO A EDUCAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DE VIDA DE UMA PESSOA
Na minha opnião a escola representa um papel fundamental no despertar da cidadania, principalmente nos alunos. É na escola que acontecem as primeiras e mais importantes interações sociais, geralmente sob os olhos atentos dos educadores. Na escola o aluno aprende a importância de um grupo, que por menor que seja, já é o princípio, a base para a sociedade.
Neste pequeno grupo, o papel de cada indivíduo é importante e fundamental. A partir disto, desta vivência e deste aprendizado ele irá desenvolver-se como cidadão, afinal seu papel como cidadão nada mais será do que sua participação e importância em um grupo maior.
Acredito que a escola possa desenvolver este UMA MELHORIA DE VIDA tanto nos alunos como nos educadores realizando atividades que geralmente se acredita ser de pequena importância, mas sob a qual se possa realizar um estudo, uma ponderação sobre a sua importância na sociedade.
Parece complicado, mas exemplificando torna-se de fácil compreensão:
Tem lixo nas ruas que rodeiam a escola? Monta-se um grupo com os alunos e educadores e recolhe-se este lixo e depois os alunos podem ser questionados sobre as consequências que existiriam se aquele lixo não fosse recolhido, fazendo assim com que os alunos vejam a importância da participação deles, por menor que seja na sociedade.
Outro exemplo:
Realizar um estudo sobre a dengue, ou sobre a gripe H1N1, montar folhetos e trabalhos, preparar os alunos e acompanhá-los na vizinhança pra que eles alertem a sociedade, e de novo, após tudo pronto fazer com eles uma ponderação sobre a importância do que eles realizaram.
Sou também uma educadora e compreendo a dificuldade e os poréns da participação dos alunos fora da escola; seguância, controle dos alunos e até a disposição dos educadores em realizar algo que não cabe a eles; mas sei que se for vizualizado a magnitude da diferença que será feita na vida destas crianças, todos estarão dispostos a encarar as dificuldades para ter no futuro cidadãos dos quais nos orgulharemos e diremos a todos pulmões: “Eu participei de sua formação como ser humano!”
...