Conceitos de darwinismo social
Seminário: Conceitos de darwinismo social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: eunaiane • 25/9/2014 • Seminário • 843 Palavras (4 Páginas) • 340 Visualizações
Boa Tarde,
Escolho para falar sobre o conceito de Darwinismo Social, que é conhecido como uma construção de pensamentos que explica a diversidade de espécies de seres vivos através da evolução e da seleção natural. De acordo com esse pensamento, existiriam características biológicas e sociais que determinariam que uma pessoa é superior a outra e, que quem se enquadrasse nesses critérios seriam as mais aptas. Alguns padrões determinados de indícios de superioridade em um ser humano seriam o maior poder aquisitivo, habilidade nas ciências humanas e exatas em detrimento das outras ciências como a arte, e a raça da qual ela faz parte.
Um conjunto de pensadores atribuem a fonte do Darwinismo Social ao próprio Darwin, que em sua obra, A Origem do Homem, havia explicado ao mundo social. Darwin se ocupa da evolução humana e aplica os mesmo critérios que utiliza em A Origem das Espécies. A partir desta constatação, tais pensadores passaram a perceber que as teses que caracterizam o Darwinismo Social já se encontram no próprio Charles Darwin.
Um exemplo interessante sobre o Darwinismo Social, encontra-se no século XIX, quando os europeus, em busca de ampliar o capitalismo, utilizaram-se de seu poder para colonizar continentes como a África, para ajudá-los a evoluir e mostrar-lhes o "caminho". Desculpa para usufruirem de todos os bens naturais que ali existiam e dos seus habitantes que se tornariam escravos.
Mostrar principal | Responder
Imagem de Jerônimo Natividade de Sant'ana
Re: Avaliação Módulo 3
por Jerônimo Natividade de Sant'ana - sexta-feira, 3 fevereiro 2012, 22:01
Boa noite, escolhi falar sobre a HIERARQUIA DAS RAÇAS.
Até inicio do seculo XIX a visão MONOGENISTA e POLIGENISTA dominaram as discussões sobre a origem do homem. De forma equivocada e preconceituosa os defensores da visão Monogenista hierarquizaram a cor da pele branca como sendo superior as demais, em decorrência da raiz originaria da raça humana. A ideia de evolução das especies não era considerada.
Já os Poligenistas defendiam vários centros de criação da humanidade e afirmavam que as mutações e características decorriam do clima próprio das regiões habitadas.
Ao ser publicado "A ORIGEM DAS ESPECIES", de Charles Darwin, em meados do seculo XIX, a discussão entre os MONOGENISTAS e os POLIGENISTAS, perderam terreno.
Mostrar principal | Responder
Imagem de Luana Maria Mendon
Re: Avaliação Módulo 3- resposta para o Jerônimo
por Luana Maria Mendon - sexta-feira, 3 fevereiro 2012, 23:47
Parabéns Jerônimo, sua explicação foi bastante sucinta e explicou muito bem sobre a hierarquia das raças, gostaria só de acrescentar que Foi o Conde de Gobineau que popularizou, em meados do século XIX, um novo significado, em seu ensaio racista Essai sur l'inégalité des races humaines("Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas", 1853-1855), no qual toma partido a favor da tese poligenista segundo a qual a humanidade poderia ser dividida em várias raças distintas, as quais seriam, outros sim, passíveis de serem tratadas numa base hierárquica.
Mostrar principal | Responder
Imagem de Everton Terra Nova
Re: Avaliação Módulo 3
por Everton Terra Nova - sábado, 4 fevereiro 2012, 19:49
Escolhe
...