Consultoria Para Empresas
Exames: Consultoria Para Empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andriamaklouf • 17/10/2013 • 3.587 Palavras (15 Páginas) • 401 Visualizações
WEB AULA 1
Unidade 1 – INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA E ORGANIZAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS
PALAVRAS-CHAVE: Estatística Descritiva, Dados Estatísticos, População, Amostra, Variáveis Quantitativas e Qualitativas, Gráficos.
RESUMO: Nesta web aula serão apresentadas algumas definições básicas da estatística descritiva, os conceitos de população, amostra e as principais formas de apresentação de dados estatísticos em forma de gráficos que podem representar, de maneira sintética, as informações sobre o comportamento de variáveis numéricas levantadas por meio de processos de amostragem.
A) ANÁLISE ESTATÍSTICA DE DADOS
ESTATÍSTICA: A estatística é a ciências dos dados. Ela nos fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados para a utilização deles na tomada de decisões. É objetivo da estatística: extrair informação de
um conjunto de dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
Para melhor compreendermos os propósitos da Estatística, é necessário conhecermos as algumas definições básicas:
Estatística Descritiva: Os objetivos da estatística descritiva envolvem coleta, organização e descrição de um conjunto de dados quantitativos ou qualitativos. Com a construção de gráficos, tabelas e com o cálculo de medidas com base em uma coleção de dados numéricos, poderemos compreender melhor o comportamento da variável expressa na amostra estudada.
População: É a totalidade dos elementos, objetos ou pessoas que estão sendo considerados inicialmente.
Amostra: É todo subconjunto de unidades retiradas de uma população para obter a informação desejada. Uma amostra tem que representar e ter as mesmas características da população original, portanto, a amostra só traz informação sobre a população da qual foi retirada. Em outras palavras, a amostra é parte da população que é
selecionada para análise. A preocupação central é que a amostra seja representativa da população inicial.
Atributos: Quando os dados estatísticos apresentam um caráter qualitativo, o levantamento e os estudos necessários ao tratamento desses dados são designados genericamente de estatística de atributo.
Variável: É uma condição ou característica das unidades da população. Por exemplo, a idade das pessoas residentes no Brasil, ou a classe social são variáveis. As variáveis são classificadas em dois tipos: Qualitativas e Quantitativas.
Variáveis qualitativas ou por atributos: Quando os dados são distribuídos em categorias mutuamente exclusivas. Seus valores são expressos por atributos: São exemplos de variáveis qualitativas: sexo, cor da pele, cidade de nascimento, tipo sanguíneo (O, A, B, AB), etc. Estas variáveis são classificadas em dois tipos:
Nominal (exemplo: gênero - masculino e feminino)
Ordinal (exemplo: classe social: A, B, C, D, E).
Variáveis quantitativas ou numéricas: Quando os dados são de caráter nitidamente quantitativo, e o conjunto dos resultados possui uma estrutura numérica. São exemplos de variáveis quantitativas: idade, estatura, taxa de colesterol, etc. As variáveis quantitativas ou numéricas são classificadas em dois tipos:
Variável Discreta: A variável discreta só pode assumir apenas valores inteiros. São exemplos de variáveis discretas: número de filhos (0, 1, 2, 3, etc.), número de estudantes em uma sala de aula, etc.
Variável Contínua: A variável contínua pode assumir qualquer valor num dado intervalo. Exemplo de variável contínua: peso de uma pessoa (60,50 Kg).
Dados Brutos: É uma tabela ou relação de elementos que não foram numericamente organizados. É difícil formarmos uma ideia exata do comportamento do grupo como um todo a partir de dados não ordenados ou dados brutos.
Exemplo: 45, 41, 42, 41, 42 43, 44, 41, 50, 46, 50, 46, 60, 54, 52, 58, 57, 58, 60, 51.
ROL: É a tabela obtida após a ordenação dos dados brutos (de forma crescente ou decrescente).Exemplo: 41, 41, 41, 42, 42 43, 44, 45, 46, 46, 50, 50, 51, 52, 54, 57, 58, 58, 60, 60
Aprofundando o conhecimento: Agora sugiro que você abra a biblioteca digital, procure pelo livro: LARSON, R.; FARBER, B. Estatística Aplicada. 2ª Edição. São Paulo: Editora Pearson, 2008 e leia o capítulo 1 da página 2 a 6.
B) APRESENTAÇÃO DE DADOS EM GRÁFICOS
Gráficos ajudam a visualizar a distribuição das variáveis. Nesta etapa serão apresentadas as formas de apresentar dados em gráficos, seguindo as normas nacionais ditadas pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todo gráfico deve apresentar título e escala. O título deve ser colocado abaixo do gráfico. As escalas devem ser crescentes da esquerda para a direita e de baixo para cima.
PALAVRAS-CHAVE: números índices; números índices simples, números índices compostos, deflação de dados.
RESUMO: Esta web aula possui o objetivo de apresentar os principais conceitos relacionados a números-índices, empregados nas análises de dados distribuídos sequencialmente no tempo.
A) NÚMEROS ÍNDICES
A análise de evolução de preços, quantidades produzidas ou vendidas e valores ao longo do tempo podem requerer diferentes procedimentos e técnicas. Números-índices representam medidas estatísticas utilizadas para resumir modificações em variáveis econômicas, ou um grupo de variáveis, facilitando o estudo da evolução de dados quantitativos ao longo do tempo, podendo assumir diferentes formas, como números-índices simples ou compostos, estes últimos empregados na análise conjunta de diferentes dados.
Alguns números-índices podem ser chamados de índices econômicos quando são utilizados para medir variações ocorridas ao longo do tem
po das variáveis de preços, quantidade e valor associados ao nível de custo de vida ou de preços praticados em uma economia. No Brasil, os índices mais conhecidos são o Índice Geral de Preço, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia ´
e Estatística (IBGE).
NÚMEROS-ÍNDICES SIMPLES
Números-índices
...