DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Monografias: DESENVOLVIMENTO ECONOMICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicagilo • 12/3/2015 • 774 Palavras (4 Páginas) • 560 Visualizações
O crescimento econômico leva em consideração somente questões quantitativas, como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a somatória de todas as riquezas produzidas pelo país em determinado período. Já o desenvolvimento econômico considera, além dos fatores associados à produção de riqueza, questões qualitativas, como a redução do analfabetismo, o avanço tecnológico e a efetiva distribuição dessa riqueza entre os cidadãos.
Em resumo, um país pode ser quantitativamente rico ‒ como alguns produtores de petróleo, que ganham muito dinheiro exportando o chamado ouro negro ‒, mas pode não conseguir, por diversas razões, distribuir essa riqueza entre seus habitantes, que seguem em sua maioria vivendo em condições precárias. Ou seja, qualitativamente é pobre ou não desenvolvido.
No caso do Brasil, que é um bom exemplo para explicar a diferença entre os dois conceitos, não é estranho ao senso comum a elaboração da pergunta: por que o país se encontra entre as dez maiores economias do mundo, mas, ao mesmo tempo, não é considerado um país desenvolvido? Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alcançou em 2014 o valor de 0,744, o que o coloca em um modesto 79º lugar em comparação com outros países. Isto ocorre porque o crescimento econômico em nosso país é claramente perceptível, enquanto o desenvolvimento econômico é muito mais difícil de dimensionar e, sobretudo, de alcançar. Ainda possuímos, por exemplo, um imenso déficit de moradias ‒ com milhões de brasileiros morando em favelas ‒, de saneamento básico, de distribuição de água encanada, de bons níveis de qualificação educacional e uma série de outros quesitos que demarcam claramente nosso atraso. O Índice de Desenvolvimento Humano mede todas essas questões e é um dos fatores determinantes para qualificar um país como desenvolvido ou não. A escala do IDH vai de 0 a 1, em que, quanto mais próxima de 1, melhor a situação do país.
Outro índice empregado para verificar o quanto um país é desenvolvido economicamente é o chamado Coeficiente de Gini. Desenvolvido pelo
Nome
© 2014 Anhanguera Educacional. Proibida a reprodução final ou parcial por qualquer meio de impressão, em forma idêntica, resumida ou modificada em língua portuguesa ou qualquer outro idioma.
6
estatístico italiano Corrado Gini, o Coeficiente também possui uma escala que vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de zero, mais o país é considerado igual na distribuição de renda e de oportunidades à sua população. Se um país atinge a escala 1, é considerado um país totalmente desigual. Infelizmente, neste quesito, o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo. Apesar de a diferença ter caído significativamente nos últimos anos, figuramos como o 16º país mais desigual do mundo, com um coeficiente de 0,530. Só para efeito de comparação, o primeiro lugar é ocupado pela Suécia, com um índice de 0,23.
De acordo com os critérios de nível de desenvolvimento definidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e por outros organismos internacionais, como o Banco Mundial, atualmente os países encontram-se divididos em três blocos: os desenvolvidos, também conhecidos como países ricos, em que os índices de educação, infraestrutura e avanço
...