Desindustrialização
Tese: Desindustrialização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: verenagarutti • 24/11/2013 • Tese • 653 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
DESINDUSTRIALIZAÇÃO
1. O que é?
Desindustrialização é um processo de mudança social e econômica causada pela eliminação ou redução da capacidade industrial ou atividade em um país ou região, especialmente a indústria pesada (aquela que trabalha e trata os produtos de sua origem em grande quantidade) ou indústria transformadora (utilizam bens produzidos pelas indústrias de base e fabricam outras mercadorias). É um termo oposto de industrialização.
Um país com doença holandesa entra em déficit em conta corrente, isso devida à “política de crescimento com poupança externa” ou então às operações de “carry and trade”. No Brasil, quando não limitamos essas duas praticas e não neutralizamos a doença holandesa, já estamos sendo vitima da desindustrialização.
Formas de avaliar o processo de desindustrialização:
1. Comparar a participação, em cada setor, do valor agregado no valor total da produção industrial na fase de 1996 a 2002, com participação no período em que a elevação de preços internacionais das commodities, implicou continua apreciação de cambio.
2. Examinar as exportações no período entre 1997 e 2008. A exportação de produtos primários nesse período cresceu mais que a de manufaturados: diferença de 35%.
3. Entre 1997 e 2008, o quantum de importações de primário aumentou 26% e de manufaturados 154%, a diferença brutal confirma a queda do valor adicionado exportado.
No Brasil, os envestimentos das industrias evoluíram muito pouco, enquanto no setor de commodities, no período de 1997 a 2008, os investimentos em termos reais, cresceram 277%, enquanto no setor de manufaturados, houve o crescimento de apenas 30%. A desindustrialização no Brasil, portanto, é clara.
Causas
Uma das causas de desindustrialização é a sobreapreciação em um país. Sobreapreciação tem a tendência de acontecer nos países em desenvolvimento, pelo fato da sobrevalorização da taxa de câmbio. Para que a sobreapreciação ocorra, existem duas causas estruturais: a doença holandesa e a atração que altos lucros e taxas de juros exercem nos países em desenvolvimento sobre capitais externos, e quatro causas políticas: a política do crescimento com poupança externa, o controle da inflação através de uma “âncora”, cambial, a política de “aprofundamento de capital”, e o populismo cambial. O país deverá neutralizar esta tendência para poder ter um crescimento rápido, ou sofrerá crises cíclicas de balanço de pagamento. O efeito mais destacado da atual apreciação do real tem sido a perda de rentabilidade das exportações, aliada ao incentivo para o aumento das importações
2. Problemas decorrentes da desindustrialização
Já se sabe que a desindustrialização é um fenômeno que tem impacto negativo sobre o potencial de crescimento de longo-prazo, pois reduz a geração de retornos crescentes, diminui o ritmo de progresso técnico e aumenta a restrição externa ao crescimento.
O problema mais grave é a sobrevalorização da taxa de câmbio. O que é isso?
Para de entender isso, primeiramente temos que saber a definição de câmbio. Câmbio significa troca e valor cambial,ou
...