Discurso Politico
Trabalho Escolar: Discurso Politico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lua03 • 2/8/2014 • 649 Palavras (3 Páginas) • 1.765 Visualizações
Caso Concreto
Tema: Persuasão Política
Leia, atentamente, o trecho de um discurso do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, e responda: 1) Que elementos persuasivos ele remete em seu discurso? 2) Como ele articula tais elementos? Justifique as suas respostas.
Companheiras e companheiros,
Vocês sabem, muito bem, quanto custou a cada um de nós chegar até aqui. Quanta batalha foi preciso vencer, quanto preconceito foi preciso remover, quanta armadilha foi preciso desmontar.
Vocês sabem como foi difícil realizar aquele sonho que parecia impossível: o sonho coletivo de ter um trabalhador na Presidência do Brasil.
Juntos, conseguimos mostrar que este sonho não apenas era possível, como era justo e necessário. Juntos, mostramos ao mundo que um trabalhador tem condições de dirigir com competência um país da importância do Brasil. Que pode fazer isso governando para todos e sem trair os interesses da população mais pobre.
Hoje eu estou aqui para dizer a vocês que o sonho não acabou e a esperança não morreu.
Hoje eu estou aqui para dizer a vocês que aceitei, mais uma vez, o chamamento. O chamamento que vem de vocês, mas que vem, também, do fundo do meu coração.
O chamamento para continuar a luta de construção de um brasil mais justo e independente, onde cada brasileiro possa fazer três refeições todos os dias; possa ter emprego, educação e saúde; possa viver em um país cada vez mais moderno e humano; e possa, acima de tudo, ter esperança de um futuro cada vez melhor.
Hoje estou aqui para dizer a vocês que decidi submeter meu nome e meu governo, humildemente, ao julgamento dos meus irmãos brasileiros.
Hoje eu estou aqui para anunciar que sou, mais uma vez, candidato à Presidência da República.
E mais uma vez me acompanha, nesta jornada, o meu querido companheiro José Alencar.
Companheiros e companheiras,
Sou outra vez candidato não por ambição, mas porque o projeto de mudança do Brasil tem que continuar. Volto a ser candidato porque o Brasil, hoje, está melhor do que o Brasil que encontrei três anos e meio atrás, mas pode --e precisa-- melhorar muito mais.
Volto a ser candidato porque os pobres estão menos pobres e poderão continuar melhorando de vida, caso sejam mantidos --e aprofundados-- os programas sociais que implantamos.
Volto a ser candidato porque conseguimos recuperar uma economia que encontramos profundamente fragilizada. Porque provamos que é possível garantir, ao mesmo tempo, estabilidade, crescimento e distribuição de renda. Porque provamos que é possível ter crescimento econômico com geração de empregos e inclusão social. E porque queremos provar que é possível ampliar estas conquistas ainda mais.
Volto a ser candidato porque demos às classes mais pobres um alto índice de crescimento de renda e de poder de consumo. E porque tenho a certeza de que podemos continuar reduzindo a desigualdade social que ainda é grande no nosso país.
Volto
...