Estalinismo
Resenha: Estalinismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kwfnwofn • 19/8/2014 • Resenha • 303 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
Diversos governos socialistas implantados em outros países além da URSS, principalmente no período de 1945 a 1991, também foram diversas vezes classificados de "stalinistas", graças a determinados métodos políticos e econômicos empregados (ver Características acima). Entre eles, destacadamente, encontra-se o regime de Kim Il-sung e seu filho e sucessor Kim Jong-il na Coreia do Norte, através da ideologia oficial Juche. O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, baseado-se na ideologia pró-socialista e secularista Ba'ath foi admirador confesso de Stalin, e tentou implantar um regime proto-stalinista no Iraque, embora não fosse normalmente considerado stalinista por permitir um sistema econômico misto.
O stalinismo em outros países, principalmente nos anos antes, durante e imediatamente após a Segunda Guerra Mundial (ou seja, das décadas de 1930 a 1950) esteve associado diretamente ao alinhamento automático às políticas de Moscou e do Komintern. Vários governantes destes regimes podem, assim, ser considerados stalinistas, como Mátyás Rákosi na Hungria, Georgi Dimitrov na Bulgária, Klement Gottwald na Tchecoslováquia, Bolesław Bierut na Polônia e Horloogiyn Choibalsan na Mongólia.
Outros regimes socialistas considerados stalinistas foram, ainda, o de Enver Hoxha na Albânia, de Kim Il-sung na Coreia do Norte e de Gheorghe Gheorghiu-Dej na Romênia. Já determinados governos, embora socialistas e autoritários, não se encaixam na definição de stalinistas por adotarem outras medidas econômicas e de alinhamento geopolítico distinto, como o regime de Todor Jivkov na Bulgária, de Fidel ou Raúl Castro em Cuba ou de Deng Xiaoping na China.
No entanto, Fidel no livro "Biografia a duas vozes", do jornalista socialista Ignacio Ramonet, faz duras críticas à Stalin e ao estalinismo, como uma forma de degeneração marxista. As mesmas críticas haviam sido feitas no programa Roda Viva, da TV Cultura de 1990.
Entre outros stalinistas famosos, podem-se citar o grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer7 , Bernard Coard em Granada e Abdullah Öcalan, líder do Partido dos Trabalhadores do Curdistão.
...