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Fera é Assim

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Por:   •  5/2/2014  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

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O presente artigo tem como objetivo expor a ótica crítica do renomado

Filósofo, Theodor Wiesengrund Adorno, ao observar o caminho

tomado pela humanidade rumo a um dito progresso. Tal caminho, que,

Segundo o autor, visava promover um “elevar” do saber através do esclarecimento,

Desmistificando os velhos mitos do passado com bases a razão,

Acaba vendo seus pressupostos embotarem na transmutação de uma razão

Embasada em valores iluministas, em uma razão instrumental, estando.

Esta última na fundação das diversas sociedades ocidentais contemporâneas,

Inclusive de seu sistema econômico hegemônico: o capitalismo.

De acordo com Kant, “esclarecimento é à saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado”. A menoridade é a “incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo”, ou seja, não compreender coisas sem a influência e ajuda de outra pessoa.

O ser menor torna-se preguiçoso, segundo Kant, já que não é preciso pensar muito ou se esforçar, que outros cuidarão das coisas desagradáveis. “Não tenho necessidade de pensar, quando posso simplesmente pagar”, escreve Kant em “O que é esclarecimento?”. Os homens se tornam tão acomodados que essa menoridade torna-se quase sua natureza, portanto é difícil deixa-la.

Atualmente os tutores tem influência crucial na vida de um indivíduo porque nossos padrões de consumo, ensino e saúde são caros e com nível de qualidade variada. Estes tutores podem condicionar o indivíduo a consumir certos produtos e como reagir frente aos acontecimentos da vida.

Para Kant, a preguiça e a covardia são os dois fatores que tornam um homem incapaz. Se um homem tem preguiça de pensar torna-se presa fácil de ser manipulada, assim como o covarde não tem coragem de falar por si e exercer suas habilidades. Logo, ser incapaz é não conseguir ir além do consumismo, da religião e da ideologia colocada por nossa família e grupo social.

Muitas vezes o menor não consegue utilizar seu entendimento pois nunca o deixaram tentar. Um indivíduo só escapa da menoridade por vontade própria, a partir do momento que passa a pensar sozinho, busca esclarecimento e começa a observar o mundo de outra maneira.

“Que, porém, um público de esclareça a si mesmo é perfeitamente possível; mais que isso, se lhe for dada a liberdade, é quase inevitável”, ou seja, para Kant a liberdade é essencial no processo de esclarecimento. Porém, alcançar a liberdade plena para fazer o uso público da razão é muito difícil na sociedade em que vivemos cheia de regras e obrigações impostas que limitam nossa liberdade.

Para Kant, “o uso privado da razão pode, porém, muitas vezes, ser muito estritamente limitado, sem contudo por isso impedir notavelmente o progresso do esclarecimento”. O uso privado é limitado porque envolve os interesses pessoais de uma empresa ou indivíduo, com opiniões voltadas para o interesse próprio.

Já o uso público da razão tem como objetivo o bem geral da nação e olha por todos de maneira igualitária. O debate

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