Indicadores Economico
Casos: Indicadores Economico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JulianaAFF • 18/9/2013 • 971 Palavras (4 Páginas) • 544 Visualizações
A Natura é uma marca de origem Brasileira, nascida das paixões pela cosmética e pelas relações. Ela está presente em sete países da América Latina e na França. No Brasil, é a indústria líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor da venda direta. Desde 2004, a Natura se tornou uma companhia de capital aberto, com ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
Nome da Empresa: Natura
País: Brasil
Setor: Cosméticos
Nome da Iniciativa: Processo de gestão de relacionamentos Natura (Desde 2009)
Nível do engajamento: Corporativo
Propósito: Criar/Compatilhar valor comum/Inovar
Abordagem: Painel/Individual
Tipo de partes interessadas: Híbrido
Objetivo
O principal objetivo do processo de gestão de relacionamentos da Natura é criar um ambiente propício para reflexões qualificadas, diálogo, respeito e ação coletiva entre as diferentes partes interessadas. Também tem como objetivo a integração e relacionamento em rede entre seus públicos, como forma de criar valor para os indivíduos, para a organização e para a sociedade. O processo de engajamento pretende alavancar as relações existentes entre todos os públicos do "Ecossistema Natura", expandindo as fronteiras organizacionais. Com este processo a empresa também pretende incluir os feedbacks de partes interessadas no processo de gestão corporativa e aumentar a capacidade de todos os públicos para a co-criação de soluções.
Prática
Desde 2005, a Natura tem desenvolvido um processo de diálogo formalizado com suas partes interessadas. O primeiro painel de diálogo realizado com diversos públicos ocorreu em 2008. Os insumos que surgiram deste diálogo contribuíram para a construção da matriz de materialidade e para a revisão do trabalho de mapeamento das partes interessadas. Como resultado, a Natura decidiu priorizar uma seleção de públicos de interesse e alocar um gestor para o relacionamento estratégico com cada um desses grupos. Atualmente, existem três categorias de painéis de diálogo desenvolvidos pela Natura:
Diálogos com foco em apenas um público de interesse, visando questões de relacionamento;
Diálogos ligados aos temas identificados na matriz de materialidade (os quais tem também como objetivo a atualização da matriz - que ocorre a cada 2 anos);
Diálogos sobre outros assuntos considerados estratégicos pela organização.
No final de cada ano, o gestor responsável por cada público avalia como anda a relação destes grupos com a Natura e inclui uma proposta de relacionamento no plano estratégico para o próximo período. Em 2009, 9 painéis foram realizados – cada um com foco em um dos públicos de interesse priorizados. A partir de 2010, a empresa percebeu que os painéis de diálogo que contam com a participação de diversos públicos podem proporcionar uma interação muito mais interessante. Neste ano a empresa realizou 22 painéis, mas 11 deles, especificamente, reuniram diferentes partes interessadas no mesmo diálogo. Os principais objetivos dos painéis realizados com diversos públicos foram discutir questões estratégicas, adquirir conhecimentos e co-criar soluções e inovações. Em 2011, 23 painéis foram realizados.
Membros/Participantes
Os públicos priorizados pela empresa e, portanto, participantes dos painéis de diálogo são colaboradores, consumidores, consultores, fornecedores, acionistas, imprensa, comunidades do entorno e comunidades fornecedoras. Eles foram definidos como prioritários pelo comitê executivo da Natura em 2008 durante a revisão do mapa de stakeholders da empresa. A cada dois anos, esta priorização é revisada.
Não há um método em prática para selecionar as pessoas certas dentro de cada público para participarem dos painéis. Cada caso é diferente. Em 2008, por exemplo, a Natura organizou reuniões on-line antes da realização de um painel para identificar que pessoas poderiam contribuir para o diálogo.
Facilitação/Comunicação
Os
...