JKM VIRACORPOS
Trabalho Escolar: JKM VIRACORPOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karenalmeida • 18/3/2014 • 660 Palavras (3 Páginas) • 208 Visualizações
Aeroporto de Viracopos inaugura Comitê de Carga
Detalhes sobre como será o funcionamento do novo comitê serão divulgados nesta terça
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, inaugura o Comitê de Carga Viracopos (CCV), às 14h, desta terça-feira (25). Os detalhes sobre como será o funcionamento do novo comitê serão divulgados durante o evento, que reunirá os trabalhadores do setor de carga do aeroporto.
O Comitê de Carga Viracopos será composto por representantes da Aeroportos Brasil Viracopos, além de agentes de carga, companhias aéreas, de transportadores, de despachantes e de importadores/exportadores.
Viracopos é o mais eficiente do País para liberar cargas
Um estudo divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) em outubro de 2013 apontou que o terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Viracopos é o mais eficiente do País no desembaraço de mercadorias. De acordo com o levantamento, o aeroporto apresentou a maior redução uma queda de 50% no tempo de liberação das cargas entre o ano passado e 2013. O aeroporto movimentou 110,63 mil toneladas de importações de janeiro a agosto do ano passado.
Novo sistema agiliza controle e liberação de cargas
Tempo de despacho de mercadorias internacionais deve cair de 20 para 5 horas
A Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) está implantando um projeto para desburocratizar os processos de tramitação de cargas internacionais visando reduzir o tempo de liberação das mercadorias das atuais 20 horas para 5 horas. As empresas Lufthansa e DB Schenker começam a realizar os primeiros voos ainda esse mês usando o novo sistema na rota Viracopos-Frankfurt nas exportações e a expectativa é de que, até a metade de 2014, as demandas cargueiras que operam voos em Campinas passem a usar o sistema, que já é parte da rotina dos principais aeroportos do mundo. Viracopos é pioneiro no Brasil.
O processo elimina o papel e introduz o meio eletrônico na cadeia logística. O documento eletrônico e-AWB (Air Way Bill) dará ao transporte de cargas a mesma evolução que ocorreu com as passagens aéreas, onde os bilhetes que vinham em forma de carnês com muitas folhas e um contrato foram aposentados para dar lugar ao e-ticket.
“No ano passado liberamos em Viracopos 38 mil guias de exportação com 12 vias carbonadas cada uma. Isso dá uma ideia da montanha de papeis que circula em um aeroporto na área de cargas. Com o e-AWB será tudo eletrônico, o que vai permitir agilizar os processos porque será possível identificar problemas mais rapidamente”, disse o gerente de operações da Lufthansa Cargo, Ditmar Schoendorf. Para a Receita Federal, o sistema vai ajudar na fiscalização.
Uma das substanciais melhorias, informou o diretor da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Carlos Ebner, é a desburocratização e abrir caminho para o e-freight, que é disponibilizar eletronicamente em tempo real todo os documentos.
A implantação do sistema é uma parceria da IATA, ABV e as empresas aéreas. O uso do programa, disse
...