Monetização E Desmonetização
Pesquisas Acadêmicas: Monetização E Desmonetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinemonteiro • 29/10/2013 • 992 Palavras (4 Páginas) • 567 Visualizações
1- Mostre a diferença entre moeda-papel e papel- moeda.
Moeda-Papel: Pedaço de papel denominado certificado de depósito, que era emitido por instituições conhecidas como “Casas de Custódia”. (Letras de Cambio e Certificados de Depósito Bancários), 100% lastreada em ouro, ou seja a garantia do pagamento dessa forma de moeda é o valor dela em ouro, pare emiti-la a casa de custódia deve possuir a quantidade emitida em reservas de ouro metal.
Papel-Moeda ou Moeda Fiduciária( fiducia = confiança, fé): É a moeda do dia-a-dia, emitida exclusivamente pelo banco central, a nossa moeda fiduciária é o real, não é lastreada, ou seja a única garantia que agente tem é a confiança. O papel moeda nacional possui algumas características. são elas:
- Curso Forçado: ou seja não pode ser recusado como forma de pagamento, nenhum comerciante no brasil pode por exemplo falar que só recebe em dólar.
-Denominador Comum Monetário
-Reserva de Valor: não perde valor nominal com o tempo, não confunda valor real com valor nominal, por exemplo devido a inflação a moeda pode valer(valor real) menos daqui a 1 ano, ou seja você poderá comprar menos coisas com 100 reais daqui a 1 ano do que hoje devido ao aumento dos preços, mas a questão de reserva de valor é que 100 reais serão sempre 100 reais.
Moeda-papel é a forma de moeda que, embora seja fiduciária, isto é, um título de crédito emitido pelo governo ou com sua autorizacao,apresenta uma equivalência metálica, podendo ser trocado por metais preciosos a qualquer momento.
Quanto ao Papel-moeda, trata-se de documento emitido pelas autoridades monetárias. Difere-se da moeda-papel já que na maioria dos países, tem curso forcado, isto é sua aceitacao é obrigatória em funcao de lei. Conhecido também como moeda fiduciária (de fiducis: fé)
2- Explique as funções da moeda.
Intermediária de trocas>>No mundo moderno onde cada pessoa é interdependente e tem o seu trabalho, a circulação das mercadorias produzidas é promovida pela moeda.
A moeda, facilita a troca de produtos, diminuindo o tempo para a realização de transações e facilitando o transporte.
Unidade de valor>> Como cada produto ou serviço tem o seu valor, a moeda torna possível um sistema de preços. Novamente entramos no ponto de que se não existisse a moeda, seria necessário sempre negociar para chegar a uma concessão quanto ao valor de cada mercadoria.
Reserva de valor >>Imagine viver sem a moeda… Você é um pescador e pescou mais do que precisava. Você não pode simplesmente armazenar os peixes como uma reserva para futuras trocas. Além do mau cheiro, eles também podem estragar com o tempo.
Meio de pagamento ou instrumento de troca: Serve nos actos de compra e venda funcionando como meio intermediário das trocas, desde que a quantidade de moeda permita alcançar qualquer bem ou serviço, bem como liquidar qualquer divida. Exemplo: Pagamento da conta do telefone.
Unidade de conta ou medida de valor: O escudo em Portugal era a unidade de medida que permitia estabelecer o valor dos bens em relação aos outros, hoje em dia denomina-se pelo Euro. Sabendo o preço de um bem, fazendo as contas sabe-se o valor total dos bens adquiridos. Exemplo: Um caderno custa 1,50€, logo três cadernos custam 4.50€.
Instrumento de reserva de valor: É possível guardar moeda, ou seja poupar, para adquirir bens ou serviços no futuro, podendo assim ser utilizada em qualquer momento.
O facto da elevada liquidez da moeda, persuade a conversão imediata em meio de pagamento em que leva as pessoas a guardarem-na. Exemplos: Comprar uma casa é necessário poupar dinheiro, conversão “dinheiro” em ouro ou jóias.
3- Os ativos financeiros desdobram-se em monetários e não monetários. O que os diferenciam?
???
4- O que vem a ser multiplicador monetário?
...