O Caçador De Marajás
Trabalho Escolar: O Caçador De Marajás. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nataliagg • 11/3/2014 • 237 Palavras (1 Páginas) • 535 Visualizações
No dia 23 de março de 1988, o então governador do estado de Alagoas, Fernando Collor de Mello, aparece pela primeira vez na capa da revista Veja. O título era assim: “Collor de Mello – O Caçador de Marajás”. O termo marajá tem origem indiana e era um título dado aos chefes hindus, aos príncipes do potentado indiano (ver página X). Do sânscrito maha raja, ‘grande rei’, esta foi a primeira vez que essa expressão foi empregada para designar funcionários públicos privilegiados.
O título da revista casava-se perfeitamente com a tela “Avançar”, do alagoano, Rosalvo Ribeiro, pintada em Paris, em 1984, e que foi usada para preencher o fundo da capa. No quadro havia a imagem de um soldado em batalha com a espada em punho que unida ao título remete a idéia de que Collor iria combater a máfia do funcionalismo público, que ele iria abrir uma verdadeira temporada de caça aos corruptores e a corrupção. Collor era a personificação do povo brasileiro. Jovem e bem afeiçoado, ele possuía uma imagem carismática e moderna sem perder a postura séria e o senso de justiça apurado.
Na foto captada por Ubirajara Dettmar, Collor mantém uma posição firme e ereta, o que indica que ele se coloca em situação de igualdade com o receptor da imagem. Outro ponto importante a ressaltar é o olhar reto, direto nos olhos de quem recebe a imagem, o que demonstra interesse e transmite confiança.
...