O SUPERIOR TECNÓLOGO EM COMÉRCIO EXTERIOR
Por: julianolenz • 9/10/2022 • Projeto de pesquisa • 1.571 Palavras (7 Páginas) • 112 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
PIM – PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
SUPERIOR TECNÓLOGO EM COMÉRCIO EXTERIOR
JULIANO ANDRÉ LENZ RA: 0449398
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV
CORREIOS
PORTO ALEGRE - RS
2021
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
SUPERIOR TECNÓLOGO EM COMÉRCIO EXTERIOR
JULIANO ANDRE LENZ RA: 0449398
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV
CORREIOS
Projeto Integrado Multidisciplinar-PIM
apresentado à Universidade Paulista – UNIP
para a avaliação semestral no Curso de Comércio Exterior.
PORTO ALEGRE - RS
2021
RESUMO
Neste Projeto Integrado Multidisciplinar IV do Curso Tecnológico em Comércio Exterior, serão abordadas as disciplinas estudadas neste semestre, estabelecendo um dialogo com a prática, para que possamos entender melhor como essas disciplinas são aplicadas dentro da empresa CORREIOS.
Assim o objetivo deste projeto é saber como a empresa trabalha com o prazo de entrega, como o cliente se comportou em relação a taxação de produtos importados e como está a compra de produtos importados diariamente.
Palavras – chave: Logística, importação, prazo de entrega, taxa de entrega.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. EMPRESA CORREIOS 6
3. HISTÓRIA 7
4. PRODUTOS INTERNACIONAIS 8
5. CONTROLE DE ESTOQUE 10
6.CONCLUSÃO 11
7.REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
O projeto tem por objetivo realizar uma pesquisa dentro da Empresa CORREIOS, considerando os conceitos das disciplinas de Legislação Aduaneira, Teoria e Prática Cambial e Recursos e Materiais Patrimoniais.
Diante desse estudo planos e metas foram analisados como e empresa CORREIOS, atua na área e entrega de importação com seus clientes.
A empresa analisada é a EBTC, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, distribuidor de pacotes e envelopes nacionais e internacionais. É uma empresa 100% nacional, de médio grande, e sua sede principal este em Brasília. Os principais polos que recebem a carga internacional são Curitiba e Rio de Janeiro, pois são os pontos de passagem para diversas localidades do país, sendo favorecida por sua posição geográfica.
Com esse trabalho, pretende-se verificar e analisar toda a estrutura de funcionamento da empresa em relação ao processo de importação de produtos que seus clientes enviam através dos CORREIOS.
A EMPRESA CORREIOS
Os Correios são uma empresa pública integrada ao Ministério das Comunicações, com capital social de R$ 3,.383 milhões, de modo completo da União, tendo um Estatuto Social próprio e com normas empregáveis.
Por ser uma empresa público-federal ela presta serviços de apoio ao Governo e de apoio á população. Como por exemplo: entrega das provas do ENEM, as urnas nos dias de votação (tanto nas eleições municipais quanto federais).
Atualmente a empresa está em torno de 5. 558 municípios no país, oferecendo aos seus clientes desde o envio e recebimento de cartas e encomendas, serviços financeiros (pois em alguns desses municípios não há agência bancária) e serviços de conveniência.
A empresa também participa de ações e programas socioambientais através de atividades esportivas como um meio de inclusão social, valorização da cidadania e preservação ambiental. Um dos projetos mais conhecido é o PAPAI NOEL dos Correios que a cada ano arrecada milhões de brinquedos para crianças carentes em todo o país.
A empresa possui o monopólio de carta, cartão postal e telegrama através da legislação brasileira, pois ela foi criada para cumprir essa função perante a comunidade.
Atualmente é a empresa com maior credibilidade aos clientes no Brasil, sempre acompanhando o crescimento, e buscando, cada vez mais atender e agradar os seus clientes através de produtos, agilidade e facilidade na entrega.
HISTÓRIA
A empresa CORREIOS surgiu no Brasil no dia 25 de janeiro de 1663 e com a criação do Correio-Mor em 1931, os Correios se juntaram com os Telégrafos. O primeiro registro de práticas dos Correios foi uma carte enviada por Pedro Vaz de Caminha ao rei de Portugal, relatando a descoberta do Brasil.
A empresa surgiu através do Decreto-Lei número 509, de 20 de março de 1969. Lei 6.404\1976, 6.538\1978, 12.490\2011, 13.303\2016 e Decreto 8.945\2016.
No período colonial era chamado de Correio da Capitania do Rio de Janeiro, e tinha como principal objetivo prover as trocas de informações entre Brasil e Portugal. Com a Independência do Brasil, o serviço postal se transformou e auxiliou no desenvolvimento do País.
Através de um novo ciclo de inovações, como a criação do Código de Endereçamento Postal (CEP), novos centros de triagem eletrônica, funcionamentos de dia e de noite e novas agências foram inauguradas. Com o passar dos anos, foram inaugurados novos serviços ao cliente, como: SEDEX, SEDEX10. Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (cerca de 102.351 de acordo com a portaria número 34 de 20 de agosto de 2019, do Diário Oficial da União).
.
PRODUTOS INTERNACIONAIS
Com o aumento do fluxo postal internacional, os correios passaram a cobrar uma taxa no valor de R$15,00 para todos os produtos que chegarem ao país. Isso foi após a atualização da LEI 6.538 de 1978.
...