Planejamento Da Copa Do Mundo
Exames: Planejamento Da Copa Do Mundo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janainaof1310 • 24/5/2013 • 1.445 Palavras (6 Páginas) • 662 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho irá abordar a Copa do Mundo de 2014 e o planejamento estratégico que as empresas em geral e o Estado deverão aderir para receber os turistas que visitarão o Brasil durante o evento, cuidando para que o lucro seja o maior possível mas tomando cuidado para não saírem com prejuízo depois que acabar as festividades no país.
2 DESENVOLVIMENTO
Aspectos positivos e negativos sobre a realização da copa no Brasil
A decisão da FIFA de escolher o Brasil como sede da copa do mundo em 2014 gerou muita polemica entre brasileiros. Alguns acham que a decisão fará bem ao Brasil, atraindo investimentos estrangeiros, investimentos em recuperação de estradas. Já que as estradas brasileiras há tempos estão precisando de investimentos para a sua recuperação, além das obras dos estádios gerarão muitos empregos para a população brasileira. Ampliação da receita. Aprimoramento cultural, dada a necessidade de se investir em cursos que capacitem a aquisição de outras línguas, além da materna. Outros acham que isso é uma irresponsabilidade. Podemos citar os altos gastos com recuperação e estádios que depois da copa ficarão ai sem nenhum retorno. Devemos citar também a expulsão de milhares de pessoas das suas casas, para a ampliação da área para sediar a copa empurrando este pessoal muitas vezes para a periferia. Os autos investimento investidos na copa dinheiro tal que poderia ser destinado ao suprimento de algumas necessidades básicas como saúde educação e segurança no país.
Destaque de oportunidades
Algumas oportunidades de empreender são em tecnologias da informação, turismo e produção ligada ao turismo, agências de viagens emissivas e de receptivos, fornecedores de uniforme, empresas de terraplanagem, fornecedores de material e mobiliário de escritório, comércio de reparação e manutenção de equipamentos de comunicação.
Os objetivos de Gilberto
Gilberto estabeleceu como objetivo principal para a sua empresa foi controlar o próprio destino da empresa. Procurou encontrar seu ponto de equilíbrio entre a vida e o trabalho, escolheu as pessoas com quem já trabalhava. Dedicou a sua paixão. E o seu maior objetivo foi ter o seu próprio negócio e lucrativo como a ZZZ.
Quem era o público alvo que Gilberto desejava atender?
Queria atender turistas estrangeiros, torcedores, visitantes, engenheiros investidores técnicos etc.
Plano estratégico.
Ampliação da frota de veículos: taxis, mototáxis, micro-ônibus, ônibus. Capacitação dos funcionários que já atuam na empresa para que estes possam se tornar líderes com visão sistêmica e dominadoras de línguas estrangeiras.
Plano tático.
Reestruturação do espaço físico da sede da empresa. Por exemplo a ampliação de estacionamento e salas, investimentos em tecnologia.
Plano operacional.
Contratação de funcionários e investimento em marketing.
Recomendações de planos a Gilberto.
Em 2014 Gil deve ter um aumento na frota de veículos e aumento de funcionários em 2015 pós copa Gil deverá montar vária filiais para dividir os funcionários e os veículos mantendo os funcionários capacitado que ele mesmo capacitou e usando seus veículos de uma forma abrangente .mantendo seu ritmo de trabalho sem deixar que a empresa sofra coma saída da copa da cidade.
Levantamento dos dados sócio econômicos de Camaçari.
O munícipio de Camaçari possui uma área de 785 KM² localizado no norte do estado da baia 41 km de Salvador, Camaçari está localizado na região econômica de salvador. O município tem o maior PIB (produto interno bruto) do nordeste. A Copa do Mundo resultará em altos investimentos de hotelarias, turismo, mão-de-obra qualificada pelos estados. Já que o munícipio de Camaçari tem na indústria a sua principal fonte de geração de renda, turismo baseado em paisagens naturais. Então podemos dizer que a copa dom mundo trará um impacto muito grande na economia quanto no índice populacional. Mas o município de Camaçari tem uma boa estrutura na economia, na saúde Camaçari possui uma boa carga para receber a copa do mundo.
As dificuldades de mão-de-obra qualificada.
As principais dificuldades, que a empresa ZZZ provavelmente terá, são de cunho financeiro, pois toda mão de obra qualificada estará em alto custo. Outra dificuldade que certamente a empresa enfrentará é a questão da concorrência.
Os principais focos de atuação do poder público.
Para atingir o objetivo, e buscar sempre o aperfeiçoamento da gestão pública o estado junto ao ministério do turismo trabalhará com os seguintes eixos e atuação.
1ª Estruturação e preparação das cidades-sedes executando o aperfeiçoamento da infraestrutura básica necessária à atividade turística, como revitalizações de áreas consideradas de alto potencial turístico, aperfeiçoando da sinalização turística e viabilização do aproveitamento turístico do entorno.
2ª Atividades e satisfação do turista por meio da qualificação profissional de serviço como receptivos de aeroportos, estações, hotéis, funcionários de restaurante motoristas de táxi e outros serviços.
3ª Promoção do país por meio do planejamento de marketing, gerando com isso aumento da exposição internacional e nacional do destino do brasil.
O poder público investirá em obras de infraestrutura incluindo modernizações dos aeroportos, estádios de futebol, telecomunicação, segurança, qualificação profissional, mobilidade urbana, energia e saúde. Onde uma parte dos recursos virão dos cofres públicos, mas também haverá dinheiro do setor privado.
O impacto de uma Copa do Mundo no Brasil
Os argumentos de Vlademir kuhl Teles são bem fundamentados. Não há como negar que o Brasil necessita de altos investimentos em saúde, educação, infraestrutura e que essas áreas merecem mais atenção do governo do que os estádios de futebol. O Brasil precisa investir em setores que futuramente darão retorno econômico e de bem estar. Pois enquanto o Brasil gasta milhões em reforma dos campos
...