TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Aristoteles

Artigos Científicos: Questionario Aristoteles. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  2.604 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTIONÁRIO ARISTÓTELES

1. Qual é uma das principais tarefas do estudioso da política?

RESPOSTA: Há muitas constituições diferentes, portanto, uma das primeiras tarefas do estudioso da política é descrevê-las e classifica-las.

2. Qual é a classificação das formas de governo?

RESPOSTA: Essa classificação deriva dos dois critérios fundamentais- quem governa e como governa. Com base no primeiro critério as formas de governo podem ser distinguidas assim: poder de um só ( monarquia), em poucas pessoas ( aristocracia) e em muitas politia. Com base no segundo as constituições podem ser boas ou más, com a consequência de que as três primeiras formas boas se acrescentam e se contrapõem as três formas más: o desvio do reino é a tirania, da aristocracia se passa a oligarquia pela malvadez dos governantes e da timocracia a oligarquia.

3- Qual é a ordem hierárquica das formas de governo?

RESPOSTA: A ordem hierárquica das seis formas é a seguinte: monarquia, aristocracia, politia, democracia, oligarquia, tirania.

4- Qual é o critério para classificar as formas boas e más de governo?

RESPOSTA: O critério de Aristóteles é diferente do de Platão: não é o consenso ou a força, a legalidade ou a legalidade, mas, sobretudo o interesse comum ou o interesse pessoal. As formas boas são aquelas que os governantes visam ao interesse comum, más são aquelas que os governantes têm em vista o interesse próprio. Este critério está estreitamente associado ao conceito aristotélico da polis (ou do Estado, no sentido moderno da palavra). A razão pela qual os indivíduos se reúnem nas cidades – isto é formam comunidades políticas, não é apenas a de viver em comum, mas a de viver bem. Para que o objetivo de boa vida possa ser realizado é necessário que os cidadãos visem ao interesse comum. Quando os governantes se aproveitam do poder que receberam ou conquistaram para perseguir interesses particulares, a comunidade política se realiza menos bem, assumindo uma forma política corrompida, ou degenerada, com relação a forma pura.

5- Quais são as três formas de poder distinguidas por Aristóteles?

RESPOSTA: Aristóteles distingue três tipos de relações de poder: o poder do pai sobre o filho, do senhor sobre o escravo, do governante sobre o governado. Essas três formas se distinguem entre si com base no tipo de interesse perseguido. O poder dos senhores é exercido no seu próprio interesse, o paterno, no interesse dos filhos, o político, no interesse comum de governantes e governados. Daí a seguinte conclusão: ‘’ É evidente que todas as constituições que miram o interesse comum são constituições retas, enquanto conforme a justiça absoluta, as que visam ao interesse dos governantes são errôneas, constituindo degenerações com respeito as primeiras.’’

6- Quais são os tipos de monarquia?

RESPOSTA: A exposição sobre a monarquia se articula por meio da distinção de várias espécies de monarquias, tais como: a dos tempos heroicos, que era hereditária, baseando-se no consentimento dos súditos, a de Esparta, em que o poder supremo se identificava com o poder militar, tendo duração perpetua. O regime dos tiranos eletivos, bem como os dos chefes supremos de uma cidade eleitos por certo período, ou em caráter vitalício, no caso de choques graves entre facções opostas, a monarquia dos povos bárbaros que é a monarquia despótica que introduziu uma característica histórica destinada a ter grande importância nos séculos seguintes.

7- Quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com