Resenha filme: A Queimada
Por: Bruno Mendes Cavalcante • 8/6/2019 • Resenha • 615 Palavras (3 Páginas) • 402 Visualizações
Aluno: Bruno Mendes Cavalcante
RA: 21028910
Prof: Igor Fuser
Resenha 2
Filme: Queimada
Resumo:
Queimada é uma ilha ficcional, localizada no Caribe, que tem seu enredo no filme baseado no Haiti. É uma ilha de domínio Português, com forte presença da mão de obra africana escrava e voltada para a produção de açúcar através da cana-de-açúcar.
O filme inicia com a chegada do inglês William Walker, personagem interpretado pelo ator Marlon Brando, que foi enviado para Queimada devido a uma tentativa de rebelião dos escravos no intuito de lhes oferecer o apoio inglês. No entanto o líder desta rebelião já havia sido capturado, sendo enforcado posteriormente, sem que o inglês pudesse intervir.
Porém, quando William Walker havia desembarcado no porto conheceu um negro chamado José Dolores, e reconheceu nele qualidades potenciais de um líder. José Dolores era um educado carregador de malas e Walker acreditava que pudesse ser um bom sucessor ao líder morto pelos portugueses.
William Walker decide assim permanecer um pouco mais em Queimada e aos poucos incluir no jovem José Dolores algumas ideias revolucionárias, sem que percebesse.
O passo inicial foi um assalto armado ao Banco Espírito Santo, com o falso propósito de dividirem a quantia e fugir em um navio, que nunca existiu. Após o assalto ficaram escondidos em uma aldeia, onde iriam passar a noite. Porém os soldados portugueses já estavam se aproximando, em busca dos assaltantes.
William Walker possuía uma boa quantidade de rifles e munição, e convence José Dolores que deveriam lutar contra os guardas e para isso Dolores precisava buscar o apoio dos demais negros da aldeia. Foi assim, conquistada a primeira vitória sobre os portugueses, que desemboca em um golpe na cidade, onde o governador português é morto pelos homens de Walker.
A revolução foi bem sucedida, porém falta a José Dolores habilidade para governar a ilha, conduzindo a uma desordem administrativa e consequentemente uma baixa na produtividade da ilha. Não atendendo assim aos interesses ingleses, responsáveis pelo sucesso do golpe em Queimada.
Assim Walker é chamado novamente, desta vez para derrubar Dolores. Neste momento Walker é tomado por sentimentos conflitantes, pois Dolores seria morto por ser considerado uma ameaça.
A trama se encerra alguns anos depois, com Walker retornando à ilha e repetindo-se a cena, um negro educado se oferece para carregar suas malas, assim como José Dolores, porém desta vez é um ladrão, que golpeia mortalmente Walker com uma faca.
Comentário:
Este filme se mostra uma excelente caricatura do cenário encontrado nas colônias Latino Americanas da época. Pois, mostra um país com população predominantemente negra, de escravos africanos e uma parcela dominante formada pela elite europeia.
Demonstra a brutalidade do trabalho desempenhado nas colônias, a rotatividade de escravos trazidos da África, devido à baixa expectativa de vida, e assim a sobrevivência da cultura africana na América Latina.
Identifica-se o papel da Inglaterra, exercendo influência nas colônias, de acordo com os próprios interesses e necessidades de mercado.
Nas colônias da América Latina, salvo exceções, a “liberdade” perante os colonos foi proporcionada por interesses terceiros, como no caso da Inglaterra, trazendo assim um novo cenário de dependência e dominação nestas regiões.
...