SOCIOLOGIA
Monografias: SOCIOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ayla Meireles • 20/1/2015 • 975 Palavras (4 Páginas) • 2.766 Visualizações
Perguntas da pagina 33 e 34
Poema “Eu etiqueta”
1) Ao ler esse poema de Drummond, você identifica alguma situação que enfrenta no seu cotidiano, em casa, na escola, ou mesmo entre os amigos?
Sim. Talvez possa dizer que todos os dias, a maior parte da população, inclusive eu e pessoas ao meu redor, fazem parte desse poema. Nós como consumistas, estamos sujeitos a parecer “anúncios itinerantes”, pois sempre estamos comprando e usando o produto de alguma marca. Logo, involuntariamente fazemos propaganda desse produto.
2) Ao comprar uma roupa de grife, isto é, que tem uma etiqueta, ou uma camiseta que vem com a logomarca da empresa que a fabricou, você acharia estranho estar pagando para ser utilizado como um outdoor ambulante?
Não acharia estanho, isso apenas faz parte do capitalismo. Quando compramos uma camiseta com certa logomarca, estamos cientes de que iremos mostrá-la para as pessoas, e como já dito, involuntariamente nos tornamos propaganda. Sendo que é normal uma pessoa comprar/usar determinado produto, pois é como uma necessidade básica. E também é normal uma empresa colocar a sua logomarca, pois é através dela que a mesma mostra o seu produto.
3) O poema realça a capacidade humana de pensar, agir e decidir sobre a própria vida como um valor fundamental. Entretanto vivemos numa sociedade em que a imagem é uma das coisas mais importantes e, por isso, a roupa e os objetos que usamos são algo que nos identifica como membros de determinado grupo ou classe social. Você acha que se despersonaliza, deixa de ser autêntica, quando escolhe produtos pela marca que ostentam?
Embora pareça que sim, o que compramos não muda nossa personalidade, mas quando um individuo passa a consumir apenas as marcas que ostentam em busca de fazer parte de um grupo social, ele vai perdendo a sua identidade. As coisas que usamos nos fazem ser vistos/aceitos como parte de um determinado grupo, e é dentro deste grupo que nos identificamos como indivíduos.
Perguntas da pagina 21 e 22
Os sonhos dos adolescentes
1) Será que o autor tem razão? Os jovens só querem um emprego seguro e bem pago, e nada mais?
No ponto de vista do autor, a maioria dos jovens de hoje estão vivendo a vida como ela vier. Estão bem mais preocupados com o salário do que com o emprego, poucos são aqueles que estão buscando um emprego por seu gosto. Alguns sabem que a profissão dos pais não garante um bom futuro e apostam nos estudos, para assim terem um bom emprego, com um bom salário. Porém outros se fecham no seu mundo e se limitam a ser apenas aquilo. Os jovens de hoje têm a capacidade de reagir e lutar por um futuro melhor, mas muitos estão acomodados em apenas terem um emprego e um salário para sustentar suas necessidades básicas.
2) Os jovens de hoje têm a capacidade de reagir com vigor às injustiças, à degradação ambiental ou à morte de pessoas cotidianamente, pela violência ou pela falta de assistência médica?
Sim, são assuntos trabalhados nas escolas e a todo o tempo esses assuntos são retratados nos jornais, e assim temos um ponto de vista melhor. Mas apesar de termos capacidade para reagir a tais injustiça, muitas vezes nos acomodamos com tal situação por simplesmente acharmos que não vale apena interferir ou algum outro motivo.
3) Conformismo ou resistência e ação alternativa: qual a bandeira a ser levantada?
Resistência e ação alternativa. Todos nós temos direito a opinião própria, por isso temos que resistir aos julgamentos e darmos nossa opinião. O conformismo não deveria ser tratado como uma alternativa, mas muitas
...