Sociologia
Ensaios: Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: WivianMah • 6/11/2014 • 243 Palavras (1 Páginas) • 1.195 Visualizações
- É possível comparar a política do interior de Minas Gerais de tempos atrás com o que acontece no Brasil de hoje? Por quê?
O que percebemos hoje em dia são pessoas cada vez menos interessadas, prevalecendo sempre à alienação. As ideologias partidárias deixaram de existir, e isso faz com que mais ainda a população desconheça a situação em que estamos inseridos. Porém, ainda assim muitos "defendem" seus partidos, se dizem adeptos a certa ideia, a qual praticamente deixou de existir, orgulhosamente. Estas ações mostram com clareza e objetividade a ignorância do povo brasileiro. Então, concluímos que vivemos uma política parecida com a de Minas, porém com menos fervor, intensidade e com certeza mais insciente.
2- O autor afirma que nada mudou nos últimos 80 anos. Será que os partidos, o sistema eleitoral, as disputas e o cenário político permanecem semelhantes? O que mudou e o que não mudou durante esse período? Procure exemplos.
O autor do texto realmente não está equivocado. Se mudou, a política nos últimos 80 anos não se transformou, o que era e continua sendo necessário. Os partidos não mudaram, continuam sem ideologia e lutando incansavelmente pelo poder. O sistema tentou se aperfeiçoar com a redemocratização, mas ficou devendo e hoje uma reforma eleitoral é mais que necessária. As disputas continuam se baseando pelos interesses e assim continuamos vivendo uma pseuda democracia. A criação do PSD, partido do prefeito de São Paulo, Kassab, exemplifica bem esses cenários, o antes e o agora.
...