Universidade E Ciência
Trabalho Universitário: Universidade E Ciência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tainae • 11/11/2013 • 742 Palavras (3 Páginas) • 397 Visualizações
se neste comentário e no texto apresentado na unidade de aprendizagem, aponte e argumente um dos efeitos da Reforma Universitária de 1968, por meio da Lei n. 5540, para o ensino superior brasileiro.
R: Com a reforma universitária, foi abolida a cátedra, abrindo espaço para a formação de programas de pós-graduação e pesquisa científica e contratação de professores em regime de tempo integral. Este efeito foi um grande avanço para as universidades brasileiras pois fez com que as tornassem mais valorizadas e concorridas,priorizando assim um ensino de qualidade.
Questão 2 (3,0 pontos)
Leia atentamente o texto que segue. Trata-se da representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente.
Gerente: — Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo
Cliente: — Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
Gerente: — Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O Senhor é nosso Cliente?
Cliente: — Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente: — Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
Bortoni-Ricardo. S. M. Educação em língua materna.
São Paulo: Parábola. 2004(adaptado).
Quando você estudou a seção que trata dos Estudos da linguagem, mais especificamente as variações de registro, certamente lhe ficou claro que o que determina a escolha de uma e não de outra variedade é a situação concreta de comunicação. A propósito disso, pode-se dizer que usar a linguagem correta implica também saber usar o nível de linguagem ideal para cada contexto comunicativo.
Levando em conta esses estudos feitos, e considerando o texto de Bortoni-Ricardo, responda de forma argumentativa:
a) Que razões levaram a gerente a modificar, de repente, a maneira de falar com o cliente? (5 a 8 linhas).
R: Quando atende ao telefone, e não sabendo com quem estava falando, conversou fazendo uso da linguagem formal. Mas, no decorrer da conversa, quando o cliente falou que era funcionário do banco também, e como ela já o conhecia e tinha mais liberdade para falar com a pessoa, passou a conversar informalmente. Ela adaptou sua linguagem, pois tinha mais liberdade e intimidade para se expressar.
b) Pode-se dizer que Helena domina diferentes modalidades linguísticas? Em caso de uma resposta afirmativa, esclareça quais são essas modalidades evidenciados no diálogo com o cliente, transcrevendo palavras ou expressões que as comprovem.
R: Sim, pois a cada situação ela muda o seu modo de falar. Quando ela descobre que o interlocutor é seu amigo, chama ele de cara, uma linguagem de gíria, que um grupo utiliza. Por outro lado, quando ela supõe ser um cliente, ela se utiliza da modalidade culta. Isso se evidencia na frase: ¬¬¬ “Boa tarde. Em que posso ajudá-lo”.
...