A INTEGRAÇÃO DO MUNDO NA ENCARNAÇÃO DE CRISTO
Por: LorenaVictoria • 19/5/2018 • Monografia • 23.297 Palavras (94 Páginas) • 162 Visualizações
INSTITUTO SANTO TOMÁS DE AQUINO
Curso de Teologia
Lorena Victoria Silva Alfonso
A INTEGRAÇÃO DO MUNDO
NA ENCARNAÇÃO DE CRISTO
Belo Horizonte
2014
Lorena Victoria Silva Alfonso
A INTEGRAÇÃO DO MUNDO
NA ENCARNAÇÃO DE CRISTO
Monografia apresentada ao Curso de Teologia do Instituto Santo Tomás de Aquino, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Teologia.
Orientador: Dr. Sinivaldo Silva Tavares
Belo Horizonte
2014
Lorena Victoria Silva Alfonso
A INTEGRAÇÃO DO MUNDO
NA ENCARNAÇÃO DE CRISTO
Monografia apresentada ao Curso de Teologia do Instituto Santo Tomás de Aquino, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Teologia.
___________________________________
Pfr. Dr. Sinivaldo Silva Tavares (Orientador) - ISTA
__________________________________
Lorena Victoria Silva Alfonso
Belo Horizonte, 24 de Novembro de 2014.
Aos estudantes, professoras e professores de Teologia que encontram no fazer teológico a paixão de conhecer Deus e o mundo através do encontro humanizador que faz possível um mundo melhor.
Agradecimentos especiais às companheiras (os) de estudos pelos profundos, ricos e marcantes diálogos, escutas, dicas e ajudas, especialmente a João Ferreira, Eva Montas, Beky Moya e Claribel Jerez.
A quem animou, acompanhou, questionou e desafiou, desde o amor, minha paixão pela ação teológico-reflexiva ancorada na vida.
Aos professores (as) que neste tempo especial de estudos e descobertas foram estímulos vivos na dedicação, seriedade, luta e esperança utópica em seguir acreditando no fazer teológico e ser pessoas de transformação. Sobretudo pelo estímulo constante em amar e aperfeiçoar-se na missão da reflexão teológica.
Às irmãs Carmelitas da Caridade de Vedruna pelo apoio em todas as horas.
Especialmente à minha Mãe, Ada Alfonso, mulher de diálogo que, na minha história pessoal, representa a força feminina que integra toda família por meio do ato amoroso de dialogar e sacralizar a vida no mais ínfimo de sua manifestação.
Esta palavra tua
é humilde e anterior
aos minaretes e sinos,
as catedrais e pagodes,
aos textos sagrados,
e minuciosos rituais.
Presença substancial
sem sobrenomes nem bandeiras,
é criação surgindo
aqui e agora mesmo
quebrando as águas,
terras e sementes,
casca e horizontes,
é linguagem para todos
criando a mudez comum
e reverente do assombro.
Todos nós aspiráramos
o mesmo ar perfumado
sobre nossas cabeças
como incenso puro.
Todos assentem
ao dogma universal
da vida que se regala
sem pedir a ninguém
seu credo ou passaporte.
Todos comungamos
o brilho do sol
no fulgor das folhas,
gênero multiplicação
de peixes fugitivos no ar
sobre ondas vegetais.
Todos nós tomamos na mão
este pão sem proprietário
que nunca esgota sua beleza,
nem raciona seu sabor,
nem degrada seu aroma.
Todos os fieis à vida
acodem a este templo
teu e nosso
para a celebração
de teu ritual humilde
com vocais quotidianas.
(GONZÁLEZ BUELTA, 2010, p.129-130, tradução nossa).[1]
RESUMO
O presente trabalho leva por título: “A integração do mundo na Encarnação de Cristo.” O objetivo fundamental é provocar um olhar positivo e integrador que possibilite fazer uma experiência religiosa do mundo. Com a pesquisa procuramos desenvolver a intuição de que a partir do mistério Encarnação não existe realidade profana em si mesma. Toda realidade tem possibilidade de revelação de Deus. O trabalho consta de três capítulos. No primeiro tratamos de aprofundar no mistério da Encarnação desde uma perspectiva bíblica e sua relação com a criação. No segundo capítulo apresentamos alguns dos alcances teológicos da encarnação, assim como determinados elementos do fenômeno dualista, suas influências mais evidentes e seu significado na experiência religiosa. Dentro dos binômios que refletem a visão dualista da realidade aprofundamos nas tensões sagrado-profano, culto-vida. Trazemos à luz a novidade radical de Jesus Cristo em sua interpretação e vivência delas. Nosso terceiro capítulo aponta nas consequências pastorais e necessidade inalienável de uma experiência integradora do mundo que brota do acontecimento encarnatório para a missão e transmissão da fé, a prática sacramental, a celebração da vida e a fé.
PALAVRAS-CHAVES: Encarnação. Criação. Carne. Dualismo. Sagrado. Profano. Culto. Transmissão da fé.
RESUMEN
El presente trabajo lleva por título: “A integração do mundo na Encarnação de Cristo.” El objetivo fundamental es provocar una mirada positiva e integradora que permita hacer una experiencia religiosa del mundo. Con la investigación buscamos desarrollar la intuición de que a partir del misterio de la Encarnación no existe realidad profana en sí misma. Toda realidad tiene posibilidad de revelación de Dios. El trabajo consta de tres capítulos. En el primero tratamos de profundizar en el misterio de la Encarnación desde una perspectiva bíblica y su relación con la creación. En el segundo capítulo presentamos algunos de los alcances teológicos de la Encarnación, así como determinados elementos del fenómeno dualista, sus influencias más evidentes y su significado en la experiencia religiosa. Dentro de los binomios que reflejan la visión dualista de la realidad profundizamos en las tensiones sagrado-profano, culto-vida. Traemos a la luz la novedad radical de Jesucristo en su interpretación y vivencia de ellas. Nuestro tercer capítulo apunta a las consecuencias pastorales y necesidad inalienable de una experiencia integradora del mundo que brota del acontecimiento encantorio para la misión y transmisión de la fe, la práctica sacramental, la celebración de la vida y la fe.
...