A VOLTA DE JESUS
Por: CLÁUDIO SILVA • 17/5/2022 • Monografia • 21.156 Palavras (85 Páginas) • 189 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO TEOLÓGICA-IFETE
Curso de Graduação Bacharelado em Teologia
A VOLTA DE JESUS
CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA
GUANAMBÍ
2012
CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA
A VOLTA DE JESUS
Monografia apresentada ao IFET - Instituto de Formação e Educação Teológica para obtenção do título de BACHAREL EM TEOLOGIA, sob a orientação da professora Eliane Alzira de Castro Nery.
GUANAMBÍ
2012
Monografia apresentada como requisito necessário para obtenção do grau de
BACHAREL EM TEOLOGIA. Qualquer citação atenderá as normas da ética científica.
_________________________________________________________CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA
Monografia aprovada em ____/____/_____.
_________________________________________________________ Orientador (a): Eliane Alzira de Castro Nery
__________________________________________________________
1° Examinador (a): Elvira Cavalcanti de Souza
__________________________________________________________
2° Examinador (a): Lucia Maria dos santos
__________________________________________________________
Coordenador do Curso: Luis Antônio dos Santos
DEDICATÓRIA
À memória de meu pai que foi o meu maior exemplo de estudante da palavra de Deus...
AGRADECIMENTOS
A Jesus Cristo, amigo sempre presente, sem o qual nada teria feito.
Aos meus colegas de classe e a todos os professores pela amizade e companheirismo que recebi. Aos amigos, que sempre incentivaram meus estudos e estiveram ao meu lado quando precisei (Gilvan e Hellen valeram a força).
A Professora Eliane Alzira, que me acompanhou dando instruções preciosas para a realização deste trabalho.
A minha família; esposa, filhos, mãe e irmãos pelo apoio e incentivo.
EPÍGRAFE
“Saudai o Rei!!! Que Rei? Jesus Cristo o grande Rei!! Ora, o Rei chegou, visitou vários lugares passeou e comeu nos pomares... As árvores, os pássaros, os animais todos saudaram o Rei; Só o homem não saudou o Rei, que pena, que lástima... O Rei passou, porém a grande maioria nem percebeu. Mas o Rei voltará! Quando? Em breve!!! Oh, quando o Rei voltar, desejo saudá-lo e sua face contemplar!!! Pois infelizmente, muitos com espanto verão, O Rei aqui retornar...”
(Cláudio Antonio da Silva, “Nossos poetas em destaque”. – Gráfica Giordani– Guanambí/Bahia, 1996).
RESUMO
Ao criar o planeta Terra e colocar nele o homem para morar, o Senhor Deus em sua onisciência, previu que o homem poderia cair em pecado. Em vista desta possibilidade, o Conselho Celestial se reuniu e elaborou um plano de resgate para salvar o homem, caso ele viesse a desobedecer. Ficou então decidido que Jesus Cristo, o filho amado, viria à Terra para pagar o preço da desobediência à expressa ordem do Criador e assim livrar o homem da condenação eterna. Infelizmente, o homem ao ser colocado no jardim do Éden não passou no teste de obediência estabelecido pelo Criador de “não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gênesis 2:16-17). Assim que ficou caracterizada a desobediência do homem, prontamente foi colocado em ação o plano da redenção. Nota-se a evidência da ação divina para a salvação do homem, já no livro de Gênesis capítulo 3, versículo 15; onde se diz: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Esse plano maravilhoso e até certo ponto arriscado para a divindade foi transmitido de geração em geração pelo simbolismo do santuário israelita, onde o sacrifício de um animal puro e sem defeito, simbolizava o grande sacrifício que seria realizado por Jesus Cristo, o filho de Deus, que antes de passar pela humilhação da cruz do Calvário, deixou com seus discípulos a maravilhosa promessa de que voltaria outra vez para salvar todos aqueles que optassem pela verdade e fé Nele. Este fato está registrado na história e aconteceu há mais de dois mil anos, tanto é verdade que a história da humanidade está dividida em “Antes e Depois de Cristo”. Este trabalho tem como objetivo mostrar de forma clara e inequívoca que a maravilhosa promessa feita por Deus a nossos antepassados, está bem próxima a se cumprir, pois, a destruição dos recursos naturais, a degradação e corrupção da sociedade moderna são indícios de que Jesus já está voltando.
...