Administração Eclesiástica - Paper
Por: Bruno Mamede • 10/6/2015 • Tese • 452 Palavras (2 Páginas) • 928 Visualizações
COMO DEVE FUNCIONAR A IGREJA COMO ORGANIZAÇÃO E ORGANISMO
¹Adeilson José de Araújo Júnior
RESUMO
Nesse trabalho trataremos de assuntos relacionados a parte organizacional e financeira das igrejas ou organizações religiosas e precisam ser administradas por pessoas que possuem conhecimento adequado para isso e também ser escolhidos de Deus.
A igreja assim como toda organização deve ser controlada, gerida, administrada de forma correta, ainda mais quando se trata de uma instituição religiosa onde finanças se vem através de doações, dízimos e ofertas dos fiéis.
Tudo deve ser feita de maneira clara e concisa, quando relacionados a cargos de liderança, o voto é a melhor opção para que a mais parte da organização saia satisfeita.
Assim como as partes de um corpo, cada um deve ter uma função tanto na parte organizacional, quanto na parte ministerial.
A parte organizacional tem seus objetivos similares aos de uma empresa, porém com diferentes objetivos finais. As organizações Religiosas tem como base de conduta a palavra de Deus, sendo assim deve ser coerente, transparente e bem administrado. A organização deve sair da informalidade e serem juridicamente constituída de personalidade jurídica junto ao Registro civil das pessoas jurídicas e receber seu CNPJ, sendo as instituições tratadas de acordo com a Constituição Federal de maneira diferente das empresas. As igrejas tem imunidade Tributária garantida pela Constituição Federal, sendo isenta de impostos sob a arrecadação da organização. As igrejas devem prestar relatórios tanto de como procedem seus cultos, como também da parte financeira e organizadas por um contador ou técnico em contabilidade, para que as autoridade fiquem a par da situação da igreja que mesmo isenta presta relatórios a Receita Federal.
A parte ministerial da Igreja também deve ser bastante organizada, por isso existem diversos cargos dentro da instituição; Existem líderes locais, regionais, estaduais e nacionais onde também existem coordenadorias específicas em diversas áreas para pessoas diferentes. A organização também deve possuir um Presidente, Vice- Presidente, 2º Vice-Presidente, Tesoureiro, 1º e 2º Secretário, formando um conselho de diretores.
A igreja precisa de pessoas que tenham o caráter cristão e possuam uma bagagem administrativa. Precisa de pessoas, pastores, líderes que não façam da igreja uma empresa com fins lucrativos, mas que administrem com excelência as finanças e as pessoas que formam o Reino de Deus aqui na Terra.
REFERÊNCIAS
SANTOS, Sinésio Carlos. Administração Eclesiástica. São Paulo 2012.
ALMEIDA, João Ferreira. Bíblia Sagrada. Edição Revista e Atualizada, 2008.
...