Bibliologia
Por: Fabio Leal Di Marchi • 18/11/2015 • Seminário • 1.038 Palavras (5 Páginas) • 353 Visualizações
Fábio Leal Di Marchi
Aula 10/09/2015 – Capitulo 1
- Auto manifestação de Deus é a bíblia. Para conhecermos a Deus.
- Revelação geral: É se comunicando com seres humanos através da natureza, história e da constituição humana.
Revelação especial: É Deus se comunicando através da sua palavra e de seu filho Jesus.
Revelação progressiva: Quando Deus se revela ao poucos.
- Natureza antrópica é Deus usando maneiras e meios humanos, naturais e comuns para se revelar. Natureza Analógica Deus faz uso de aspectos do nosso universo de conhecimento para que possamos compreender os paralelos da verdade no campo divino.
- Foi importante para que Deus tivesse um representante dele, revelar mas dele para os homens.
- Implica que a partir que homem e a igreja já foi revelada, cria – se uma responsabilidade através do conhecimento da revelação.
- Deus mandou as escrituras a fim de preencher as condições para a comunhão e para a restauração do relacionamento favorável com Deus, os quais foram perdidos na queda. Sendo ser humano finito e deus infinito, não poderíamos conhecê-lo. Deus deu a bíblia para que a revelação pessoal fosse acessível a todos, para varias gerações.
Aula 17/09/2015 – Capitulo 2
- A revelação é o ato de Deus comunicar diretamente a verdade antes desconhecida para mente humana. A inspiração esta ligada á comunicação da verdade através das escrituras.
- A bíblia contem a palavra de Deus. A expressão grega para “inspirada por Deus” é uma palavra theopneustos, que significa “por Deus soprado.”
- Concordo com a visão plenária, a bíblia foi absolutamente inspirado por Deus. Ela foi escrita em diferentes épocas por homens que nunca se conheceram mas sempre falavam do mesmo assunto.
- A iluminação ocorre com todos os cristãos, se refere á influencia do Espirito Santo que ajuda a entender as coisas de Deus. A iluminação é diferente de inspiração. A iluminação explica as coisas de Deus.
- À bíblia é composta por 66 livros, escritos em um período de 1.600 anos, por 40 autores diferentes em línguas diferentes, lugares diferentes. Os quais em sua maioria não se conhecem. Mas mesmo assim sempre houve um tema único é redenção dos homens.
Capitulo 3
- Inerência plena é um conceito completamente verdadeiro seu objetivo é mostrar que a bíblia não é apenas um livro informativo e sim algo que pode mudar sua realidade.
- A Bíblia ela é infalível ou seja não contem erros pelo fato de ser inspirada por Deus, Pearlman diz: “O Antigo testamento declara –se escrito sob uma inspiração especial de Deus”. A própria escrituras ela afirma ser inspirada por Deus (2 Timóteo 3.16). A Bíblia responde varia perguntas sobre a vida humana, isso traz a veracidade da Bíblia. A Bibli é exata moral e espiritualmente.
- Sola Scriptura diz Lutero que autoridade da Bíblia ela não é única e que ela é única infalível dentro da igreja.
- Cânon é modelo de regra para julgar ou medir. Sendo assim o cânon da Bíblia é livros que tem mérito para ser incluídos na Bíblia sagrada. Cânon afeta a vida Cristã pelo fato de analisar a veracidade dos livros para que a igreja não tenha nenhuma informação incoerente.
- Apócrifo é escritos não inspirados por Deus que forama inseridos no Cânon pela igreja católica.
São rejeitados os livros apócrifos por que, foi escrito no período interbiblico, a inspiração destes livros foi negada por judeus e protestantes e nunca foi incluso na bíblia. Nem Cristo nem os apóstolos citam os livros apócrifos.
Capitulo 4
- Intervalo Biblico se dá pelo fato de Deus não ter inspirado nenhum profeta para registrar a revelação neste período, executou os seus propósitos redentores em relação a humanidade, também em relação ao seu povo também.
- Porque os povos da antiguidade contavam as historias, não apenas por diversão mas como uma forma de preservação a cultura do povo a fé e cultura transmitida nas histórias.
- Para transmitir à verdade a humanidade a língua escrita proporciona a imortalização do que foi escrito, o combate a uma subjetividade e distorção intencional ou não da bíblia aspecto importante que são; precessão; permanência; objetividade e poder de disseminação.
- Hebraico e aramaico estabeleceu a cultura em Jerusalém e leitura do antigo testamento reuniu os manuscritos no templo e ensinou o trabalho dos copistas e escribas.
- Ciência que tem como objetivo descobrir e corrigir erros, baixa critica e alta critica , para restaurar o texto original, alta critica é a própria essência da introdução á bíblia e do próprio estudo da escritura.
- Para nos ajudar a entender melhor a bíblia de hoje para libertação dos oprimidos.
Capitulo 5
- A necessidade das traduções no mundo não falamos a mesma língua; as línguas sempre se modificam; a palavra de Deus esta em todo mundo então é necessário tela nesses idiomas diferentes.
- Tradução: é a simples transposição de um texto de uma língua para outra.
Tradução literal: É o esforço em traduzir com a maior exatidão e fidelidade possível o sentido das palavras originais de determinado texto. Ela não modifica nenhuma palavra.
...