Espiritismo, que religião é essa?
Por: Douglas Pascoal • 15/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.300 Palavras (6 Páginas) • 267 Visualizações
SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DA PAVUNA
Santidade – Seriedade – Sabedoria – Serviço
BACHAREL EM TEOLOGIA
[pic 1]
Seminaristas: Douglas Pascoal Ferreira.
Pedro Moreira Chagas.
Francisco Duarde.
Turma: 5º Período.
Disciplina: Religiões Comparadas.
Professor: Vladimir de Souza.
Trabalho Sobre Espiritismo.
Rio de Janeiro, 09 de Outubro de 2015.
Espiritismo, que religião é essa?
“Jesus Cristo não é o enviado de Deus à Terra. É apenas um espírito mais evoluído que serve de guia para toda a humanidade”. (Redação Super).
Introdução
O que é o espiritismo?
Conforme diz o próprio nome. É a pratica do espiritismo fundamentada nos estudos. Ensinos e ideias de Allan Kardec. Chamado o pai do espiritismo moderno ou neo-espiritismo. Apesar de bastante difundido. Não são muitas as pessoas que conhecem as práticas, crenças e o pensamento espírita, mais em função da sua estrutura de crença do que pelo acesso ao material literário, oferecido a preços razoáveis.
Sua grande explosão e crescimento.
Apesar de se proclamar cristão. As práticas e crenças do espiritismo diferem bastante do cristianismo autêntico. Fundamentado nos preceitos da Bíblia Sagrada. Em dezembro de 1847, Margaret e Kate, respectivamente de doze e dez anos, começaram a ouvir pancadas em diferentes pontos da casa onde moravam. A princípio acharam que esses ruídos eram de camundongos e ratos que infestavam a casa, porém, quando os lençóis começaram a ser arrancados das camas por mãos invisíveis, cadeiras e mesas tiradas dos lugares, e uma mão fria tocou o rosto de uma das meninas, percebeu-se que o que estava acontecendo era fenômenos sobrenaturais. Apartir dai, as meninas criaram um meio de comunicar-se com o autor dos ruídos, que respondia as perguntas com um determinado número de pancadas.
Contudo, Consideram muito mais os escritos de Kardec (Léon Hippolyte Rivail; seu verdadeiro nome), onde existe a explosão e edificação da religião usando como base cinco exemplares codificados por ele: O Livro dos Espíritos (1857), O Livro dos Médiuns (1859), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1863), O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868). Baseados em supostas revelações dos espíritos. Do que aquilo que a Bíblia diz e ensina.
O Brasil possui a maior comunidade espírita do mundo com aproximadamente 2,3 milhões de seguidores segundo a última fonte do IBGE, sendo, 15 milhões de adeptos em todo o mundo possuindo uma grande tendência de crescimento.
A origem
O espiritismo, ou a invocação dos espíritos através do trande mediúnico, é uma prática antiquíssima. Os suméricos, na região da Mesopotâmia, por volta do quarto milênio antes de cristo. Já desenvolviam um ritual onde as pessoas que se dedicavam á vida religiosa nos templos alcançavam estados alterados de consciência. Objetivando manter contatos com deuses pagãos.
Outros povos da antiguidade, como assírios, persas, babilônios, egípcios, gregos e até os próprios judeus praticavam uma forma de espiritismo. Da mesopotâmia e Oriente médio, a prática espalhou-se pelo mundo conhecido, entrando em novas regiões que iam sendo conquistadas pelos mais poderosos.
Ganhou impulso com as cruzadas depois do primeiro milênio. Foi vítima de perseguições sem tréguas na Idade Média por conta da Inquisição, mas recebeu novo impulso com a chegada da Idade Moderna, através da inquietação e reboliço que tomou conta da humanidade. Desembocando na Renascença.
As Características
A principal característica do espiritismo kardecista é o sectarismo. Seus seguidores acreditam ser os verdadeiros espiritas, considerando os cultos afros como folclore e outras formas de espiritismo como filosofia. Desenvolvem um orgulho próprio da sua religião e esforçam-se para que ela realmente apareça como a melhor opção, a que detém a fidelidade ao sagrado e guarda a verdade dos mistérios espirituais.
Para os Kardecistas. Deus é um ser distante, não pessoal, inatingível. Suas petições são atendidas pelos espíritos evoluídos e na impossibilidade de concederem a graça. São intermediários entre o suplicante e Deus.
Esse distanciamento de Deus surge em função do carma colocado acima do próprio Deus. Quer dizer: Se está determinado que o homem passe por determinada provação nem Deus poderá livra-lo.
Subdivisões do Espiritismo
Espiritismo Comum:
- Quiromancia – Adivinhação pelo exame das tinhas das mãos. O mesmo que “quiroscopia”;
- Cartomancia – Adivinhação decifração de combinações de cartas de jogar.
- Grafologia – Estudo dos elementos normais e principalmente patológicos de uma personalidade, feito através da análise da sua escrita.
- Hidromancia – Arte de adivinhar por meio da água.
- Astrologia – Estudo e/ou conhecimento da influencia dos astros, especialmente dos signos, no destino e no comportamento dos homens; também conhecida como “uranoscopia”.
Baixo Espiritismo:
O baixo espiritismo, também conhecido como espiritismo pagão, inculto e sem disfarce, identifica-se pelas seguintes práticas:
...