Fé e Razão segundo Alister MCGrath
Por: marceloproins • 20/10/2019 • Abstract • 327 Palavras (2 Páginas) • 205 Visualizações
Fé e Razão segundo Alister MCGrath
O Autor Alister McGrath foi muito feliz ao asseverar que a fé vai além da razão.
A razão é um excelente instrumento para se trabalhar sobre fatos e informações previamente conhecidos, porém ela, de per si, não é capaz de autogerar essas informações, pois necessita de dados de antemão fornecidos. Informações de ordem natural são relativamente fáceis de se obter. Mas e os dados de origem espiritual? Esses, sem sombra de dúvidas, não estão ao alcance da razão.
A razão é míope no que tange aquilo que transcende o material. Guiar-se somente pela razão no campo da espiritualidade é como andar de olhos vendados em uma floresta. Temos, porém, óculos específicos para a correção desse tipo de miopia racional: a fé.
A fé é capaz de conduzir a razão por caminhos que jamais poderiam ser trilhados sem a sua ajuda. Assim, quando a razão trabalha sobre verdades e revelações adquiridas pela fé, temos então o que o Autor chama de scientia. A scientia é, portanto, uma disciplina racional, que faz uso de métodos também racionais, para trabalhar com informações que a razão jamais conseguiria obter sem o auxílio da fé.
Desta feita, podemos perceber que, com a ajuda da fé e da revelação, podemos obter substratos infinitos para a aplicação da razão. São incontáveis as possibilidades de se aplicar a razão sobre informações que somente podem ser obtidas através da fé e da revelação das coisas de Deus. Um exemplo típico é a certeza, pela fé, de que existe vida após a morte biológica. Essa crença permite desenvolvermos pensamentos racionais e chegarmos a conclusões fantásticas.
...