Filme Lutero
Por: Valteir Ataisa Bispo • 23/5/2017 • Trabalho acadêmico • 367 Palavras (2 Páginas) • 1.102 Visualizações
O filme Lutero mostra como aconteceu a reforma protestante , Martinho Lutero padre e o iniciante do movimento, era contra a venda de indulgências que eram cobradas aos fieis em Roma , tinha o pensamento de mudar o que estava acontecendo mas o papa da época era contra os seus pensamentos.
Suas teses se espalharam e convenceram muitos religiosos da época levando assim a diminuição da venda de indulgencias ,o papa queria que ele negasse suas teses, porém ele não fez isso. Ele foi sequestrado por um príncipe que acreditava em suas teses, nesse período do sequestro ele traduziu a bíblia do Latim para a linguá alemã ,para que todos conhecessem o conteúdo da bíblia.
Ocorre uma gerra e desordem causada pelos seguidores de Lutero, ele volta para apaziguar a situação e fica triste por tudo que estava acontecendo.
Lutero os mostra ele não ensinou o que os cristãos estavam fazendo, matando e saqueando, e assim pararam com a desordem.
Lutero se casa e logo apos os bispos foram ate o imperador pedir para prosseguir com a religião. Lutero viveu os seus últimos anos pregando e levando a palavra de Deus para o povo, transmitindo assim de geração à geração as teses e os fundamentos, alcançando milhões de seguidores da religião de Lutero.
Cena positiva: A cena em que ele não nega as suas teses perante as autoridades da época , mesmo correndo risco de morrer, pois é uma cena positiva porque transmite confiança e determinação de um fiel a Deus.
Cena negativa: Quando Lutero vai a Roma e fica triste e abismado pela cobrança de indulgências, prostituição e a falsa santidade dos padres, é uma cena negativa pois mostra como a religião católica explorava seus fieis induzindo a eles pagarem pela salvação dos entes já mortos e a falsa santidade.
O filme me fez refletir e compreender como era no passado a religião unica que era imposta, a influencia e as maldades que aconteceram na época. Como foi difícil para Lutero enfrentar dificuldades, ameaças de todos para defender suas ideias e princípios como por exemplo que acreditava que o caminho para o amor de Deus era gratuito, ou seja, que não era necessário pagar para ter o amor e a salvação.
...