O IMPACTO DA BIBLIA NA HUMANIDADE
Por: tiawal • 4/6/2015 • Bibliografia • 2.349 Palavras (10 Páginas) • 503 Visualizações
O IMPACTO DA BÍBLIA NA HUMANIDADE
Walquiria de Almeida Reis Silva
Professor Pastor Jose Rodrigues Machado
Instituto Teológico Quadrangular - Cananeia
Curso em Teologia
RESUMO
Se buscarmos estudar sobre o impacto da Bíblia, descobriremos como a palavra de Deus tem influenciado na arte, no idioma, na religião, no cinema, literatura, etc.. A Bíblia tem sua finalidade em Timóteo 3:16-17 e toda a escritura inspirada por Deus, é útil para o ensino, repreensão, para a correção, educação, na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e habilitado para toda boa obra, ou seja, Deus desejou que o homem de Deus fosse perfeito por isso preservou a escritura para revelar-se a humanidade.
Verdadeiramente Jesus é o maior líder de todos os tempos, sua liderança aconteceu porque Ele soube obedecer ao Espírito Santo e, assim, o Pai estabeleceu uma vida que impactou não somente os discípulos daquela época, mas até hoje, vidas são impactadas. Ele não escolheu se tornar um líder, mas sim foi a vontade de Deus Pai. Isso porque Ele aprendeu a obedecer a vontade do Pai revelada pelo Espírito Santo que habitava nele. Desta forma Jesus Cristo realizava na sua liderança, e deste mesmo modo devemos ser influenciados, por é a vontade do Pai Altíssimo, o Deus Todo Poderoso.
Palavras - chave: Bíblia; Impacto; História humana
1- INTRODUÇÃO
Deus criou o homem para adorá-lo. O ser humano tem dentro de si a necessidade de adorar a Deus, Mas como adora-lo, sem conhecê-lo. Ao olharmos para os primitivos como nossos índios, podemos ver que eles adoravam e ainda adoram a natureza. Muitas vezes por falta de conhecimento, de não sabermos quem é o Criador de todas as coisas, acumulamos essa necessidadede de adoração. Podemos até ter este conhecimento, mas ainda não conseguimos colocá-lo em prática.
Antes da queda do homem,às condições de comunicação e de relacionamento com deus eram diferentes das condções atuais. Eram diretos e promoviam à comunhão intensa entre o criador e a criatura.
Em Hebreus 4:12, diz: " porque a palavra de Deus é viva e eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, penetra até a divisão da alma e do Espirito, das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intensões do coração. O livro de Hebreus fala que a Bíblia é viva e eficaz. Ela é viva porque sai da boca de Deus e tem poder pra mudar os pensamentos ,costumes, crenças e hábitos e também ser humano em si. A Bíblia hoje é um dos livros mais vendidos no mundo. E é dever de todo cristão, não somente lê-la, mas acima de tudo amá-la.
Os fatos históricos demonstram a veracidade dos relatos, e os ensinamentos bíblicos que nos são transmitidos, são de origem divina, pois a "Bíblia" é uma revelação divina. Não se trata de uma fé cega, mas sim de uma fé objetiva que pode ser analisada e explicada.
A palavra Bíblia, vem do grego e é denominado biblos. É um livro com autoridade, e mostra um respeito amplo com as palavras de Deus para a humanidade e foi enviada para preencher as condições para a comunhão e para a restauração do relacionamento favorável com o Altíssimo, os quais foram perdidos na queda.
2- RAZÃO - DEFINIÇÃO
O caráter da Bíblia é espiritual e sua natureza é divina.
O autor da Bíblia é o Espirito Santo de Deus conforme esta escrito em 2 Pedro 01:20-21 " acima de tudo lembrai-vos de que nenhuma profecia da escritura é de particular interpretação, pois a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens; mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espirito Santo.
A Bíblia é composta por 66 livros, escritos durante um período de 1600 anos, por cerca de 40 autores, em línguas diferentes e em lugares diferentes. tem duas grandes divisões: o Novo Testamento e o Antigo Testamento. O antigo é composto por 39 livros e o novo por 27 livros.
Não podemos entender porque a nação judaica não existe sem o Velho Testamento; assim como não podemos entender por que a igreja não existe sem o Novo Testamento.
O Velho Testamento foi escrito e preservado por mais de um milênio antes de Cristo.
O Novo Testamento foi escrito pelos discípulos de Jesus no decorrer do primeiro século depois de Cristo. A Bíblia, depois da divisão dos versículos, foi o primeiro livro impresso na história. João Gutenberg De Muniz, Alemanha inventou a imprensa em 1.450.
3- REVELAÇÃO
Rompimento de algo que se sucedeu quando Deus rompeu o silêncio e revelou algumas de suas características ( Deus é amor; Deus é soberano; Deus é eterno) a cada um de nós.
A revelação é ampla e não só bíblica. Se dá através da natureza, da sua imagem, de Jesus, das escrituras. Nela, Deus se fez conhecido e comunicou-se com o homem.
Sua automanifestação foi a comunicação que ele fez de simesmo a todas as pessoas em todos os tempos e lugares com o propósito de entrar em relacionamento redentor com elas.
Nela, a "revelação", podemos ter conhecimentos da presença pessoal de Deus; da verdade informada; de condições de podermos identificar Deus e saber coisas ao seu respeito; e condições de podermos mostrar Deus aos outros.
A Revelação é o ato de Deus comunicar diretamente a verdade antes desconhecida para a mente humana e através dela, há a descoberta da verdade divina.
4- INSPRIRAÇÃO
É a forma de Deus revelar para alguns homens, as escrituras.
É o sopro de Deus para inspirar alguns homens a escrevê-las.
Definição de inspiração: "THEO" ( DEUS); PNEUSTOS ( SOPRO);Inspiração, Sopro de Deus.
A inspiração é necessária para beneficiar todos os que não receberam a revelação diretamente; para que a revelação não perdesse seu valor; e para que a revelação fosse preservada.
A Inspiração é a escrituração da Revelação tanto na época em que nos foi dada como posteriormente e está ligada à comunicação da verdade, ou seja, a maneira como a revelação foi registrada através
...