O bálsamo de gilead
Por: danielrsj • 27/4/2015 • Artigo • 1.413 Palavras (6 Páginas) • 1.048 Visualizações
Vinde, voltemos ao senhor
Pois ele nos despedaçou e nos sarará
Fez a ferida e a ligará
Nos revigorará e viveremos diante dele
Há um bálsamo em gileade
Há unção em gileade
Vem sobre mim para curar
Vem sobre a filha de sião
Há um médico em gileade
Há remédio em gileade
Vem sobre mim para curar
Restaura a filha de sião
Há um bálsamo em gileade
Há unção em gileade
Vem sobre mim para curar
Vem sobre a filha de sião
Há um médico em gileade
Há remédio em gileade
Vem sobre mim para curar
Restaura a filha de sião
Diante do Trono!!!!!!!
As 4 primeiras linhas se referem à Oseias 6:1-3
já as linhas 5,6, 9, 10, 13,14, 17,18 se referem à Jeremias 8:22
O restante, acho que não se referem à nenhuma passagem específica da Bíblia.
Pois bem, em Oséias é afirmado que Deus feriu o povo e que Ele mesmo o irá sarar. Já em Jeremias fala de um suposto bálsamo para curar a ferida do povo. Será?
O que a música faz é juntar os dois textos em um só fazendo com que a ferida causada por Deus em Oséias seja a mesma ferida (ou do mesmo tipo) que poderia ser curada com os famosos bálsamos de Gilead. Mas será que é isso que está escrito?
Será que o tipo de ferida em Oséias 6 é o mesmo tipo de ferida em Jeremias?
E o tipo de cura em Oséias é o mesmo tipo de cura em Jeremias?
Será que uma ferida causada por Deus, em Oséias, como punição poderia ser facilmente tratada com o bálsamo de Gileade?
"o que é o "Balsamo de gileade"?
Era um óleo produzido na região de Gileade usado para várias coisas inclusive para aliviar feridas.
Há inúmeras referências a este lugar chamado Gileade que está localizado numa montanha em Israel.
Ali era produzido um bálsamo muito desejado...(Gênesis 37:25 Ora, sentando-se para comer pão, olharam e viram que uma caravana de ismaelitas vinha de Gileade; seus camelos traziam arômatas, bálsamo e mirra, que levavam para o Egito) (Jeremias 8:22 Acaso, não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo? Jeremias 46:11 Sobe a Gileade e toma bálsamo, ó virgem filha do Egito; debalde multiplicas remédios, pois não há remédio para curar-te)."
Fonte: http://www.atosdois.com.br/print2.php?codigo=3696
No livro de Oséias é dito que Deus se sente como um marido traído, pois a sua esposa (Israel) vive se prostituindo buscando amantes (outros deuses, Cap1:2, Cap 2:2,7-11.13, 16-17, Cap 3:1).
Além da iniquidade (ir após outros deuses) o livro de oséias traz inúmeros exemplos de impiedades cometidas pelo povo.
No próprio capítulo 6 é dito:
porque eu quero o amor mais que os sacrifícios, e o conhecimento de Deus mais que os holocaustos.
Mas eles violaram vergonhosamente a aliança e traíram-me.
Galaad é uma cidade de malfeitores, cheia de traços de sangue;
os bandidos são a força dela, uma quadrilha de sacerdotes; assassinam no caminho de Siquém, porque seu proceder é criminoso.
Vi horrores na casa de Israel: ali cresce a prostituição de Efraim, ali se mancha Israel.
Apesar de tudo, Judá há de ter boa colheita, quando eu restaurar o meu povo, quando eu curar Israel.
Oséias 6:6-11
Algumas coisas passam despercebidos nesse texto, mas vamos clareá-las:
- Deus pede amor em vez de sacrifícios
- Conhecimento de Deus, em vez de holocaustos
- Mas violaram a aliança. Como? Oferecendo sacrifício em vez de amor e holocausto em vez de conhecimento de Deus.
- Gilead, que nessa tradução aparece como Galaad é uma cidade de bandidos, cheia de sangue
- E os bandidos são os próprios sacerdotes, mas aparentemente não tem nenhum problema, já que basta oferecer holocaustos e sacrifícios, não é mesmo?
- no versículo 1 é dito que Deus fere e que Ele cura, e o último versículo confirma que é Deus quem cura.
O capítulo 6 de Oséias fala de uma ferida como punição, causada por Deus.
Deus fere o povo por causa de sua iniquidade e de sua impiedade (buscar outros deuses e falta de amor ao próximo, respectivamente).
É uma ferida mesmo, ferida física. Doenças, chagas, inclusive morte. Escravidão, enfim, coisas físicas, castigos mesmo. Algo real e palpável.
Porque?
- Porque violaram a aliança e traíram a Deus (as mãos estão cheias de sangue)
- São malfeitores.
- São assassinos.
- montaram uma quadrilha de ladrões, quer dizer, sacerdotes.
- Porque se prostituíram com suas amantes (falsos deuses)
- etc, etc, etc.....
E no caso de Jeremias? Qual o tipo de ferida.?
Bom, eu gosto de ler essa passagem à partir do capítulo 7, pois aparentemente é onde começa a "palavra do Senhor".
Novamente o povo é acusado de:
- oprimir o estrangeiro, o órfão e a viúva;
- espalhar sangue inocente
- correr atrás de deuses alheios
- roubar
- matar
- cometer adultério (espiritual talvez?)
- oferecer incenso a Baal.
- Queimar os próprios filhos como sacrifício
e no capítulo 8:
- persistir na perpétua loucura
- obstinar-se na falsa fé (opa, então existe uma falsa fé?), (em algumas traduções má fé = apostasia)
- não falam com sinceridade
- não se arrependem da maldade (maldade).
É dito que até a cegoha reconhece a estação e as andorinhas são fiéis à migração, mas o povo não conhece a lei do Senhor. (que segundo Jesus se resume a amarás a Deus e ao próximo como a ti mesmo.)
Também é dito que o povo não conhece a lei por que ela própria foi adulterada e transformada em mentira (verso 8)
Acusa os profetas e sacerdotes de praticarem a mentira (tenho a sensação que a frase "todos se entregam aos lucros desonestos" se referem a estes.)
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