O que é Religião ? " perspecivas "
Por: pablochest • 31/3/2016 • Resenha • 428 Palavras (2 Páginas) • 228 Visualizações
PUC - Pontifícia Universidade Católica
Campus – ------------------
Nome: -------------------
O que é Religião?
Perspectivas
Durante a idade média, período da história onde o exemplo de pessoa para a sociedade eram os padres e outros religiosos – devido à crença em que tudo que acontecia vinha de Deus-, ainda assim existiam pessoas que não acreditavam em Deus, estes eram raros e escondiam a própria descrença, a qual era vista como uma peste para a sociedade podendo corromper os inocentes, vários desses ateus foram punidos e queimados em fogueiras, tudo era feito em nome do sagrado e em torno do drama da alma humana.
Com os avanços científicos e tecnológicos demonstrando para o mundo como as coisas ocorriam e não simplesmente dizendo que era pela vontade de Deus (deixando assim Deus fora da hipótese de trabalho), surgiu cada vez mais descrentes, pois agora a população tinha onde se apoiar, e com respostas plausíveis, onde somente observando a natureza conseguiriam perceber que o mais sensato é acreditar na ciência. Mesmo a ciência explicando tantas coisas que ocorrem no mundo, ainda existe várias coisas que não podem ser explicadas de forma racional na atualidade.
Com todos os conflitos ocorridos entre religião e ciência a situação mudou, a religião que antes era parte integrante de cada um, da mesma forma que o seus membros e sexo, considerando assim pessoas sem religião como anomalia. Agora se acabou atribuindo para aquele que é religioso uma imagem como se vivesse em um mundo encantado do passado, ainda que apenas em parte. Contudo ainda existe a crença em Deus, mas não em mesma magnitude e poder que em tempos antigos.
Embora com o surgimento da ciência tenha acontecido uma queda na quantidade de pessoas religiosas, quando começa o sofrimento e acabam-se os recursos da técnica, nas pessoas começam a surgir curandeiros, exorcistas, benzedores e aqueles que rezam na esperança de dias melhores, ou de uma cura, sem saber direito para quem, levando a perguntas existenciais, o que ocorre com frequência, e estas perguntas são as mesmas de quando Deus “era o centro do Universo”, porém modificadas, mas com a mesma função religiosa. Pode-se considerar também que apenas substituíram Deuses e esperanças religiosas por profissionais como os psicólogos que “vendem harmonia e solução de problemas sociais” e os médicos e nutricionistas, que “vendem saúde”.
A religião está mais próxima da experiência pessoal das pessoas do que desejamos admitir, não é difícil identificar, isolar e estudar a religião como o comportamento de grupos sociais, contudo é necessário reconhece-la como uma presença invisível e discreta no cotidiano, ou seja mesmo em menor quantidade ela ainda permanece viva.
...