Porque Sou Cristão
Por: sarahboeira • 28/6/2021 • Trabalho acadêmico • 977 Palavras (4 Páginas) • 181 Visualizações
Porque sou Cristão
Nome do Aluno
Instituto Teológico Quadrangular
Curso Livre de Teologia (1º Ano - EAD) - Matéria Vida de Cristo e Espiritualidade
RESUMO
Deus na sua infinita sabedoria nos dá o livre arbítrio para tomarmos as mais diferentes decisões em nossas vidas, mesmo sabendo que nem sempre tomamos as decisões corretas. Mas Ele sempre está nos esperando pronto para auxiliar aqueles que o procuram de todo o coração O aceitando como único e suficiente Salvador, se tornando assim um Cristão.
Palavras-chave: Cristão; religiosos; alegria; salvação.
1. INTRODUÇÃO
Antes mesmo de responder o porque ser cristão, temos que entender o que é um Cristão.
Ser Cristão significa ser seguidor de Cristo e do seu evangelho. A palavra Cristão é usada três vezes no Novo Testamento (Atos 11:26; Atos 26:28; 1 Pedro 4:16). Os seguidores de Jesus Cristo foram chamados “Cristãos” pela primeira vez em Antioquia (Atos 11:26) porque seus comportamentos, atividades e falas eram como de Cristo. Precisamos estar sempre prontos para responder quando nos pergutam : Porque ser Cristão?
2 O VERDADEIRO CRISTÃO
O verdadeiro cristianismo existe apenas onde pessoas sinceras colocam em prática os ensinamentos de Jesus. A grande questão está no fato de que as características do cristão verdadeiro não são externas, mas trata-se de uma atitude de coração, de uma mudança de mente, da maneira como se relaciona com o Senhor Jesus. O verdadeiro cristão procura ser semelhante a Jesus.
O que então se pode dizer de pessoas ou instituições que dizem ser seguidores de Cristo, mas na realidade não praticam o que Jesus ensinou? O próprio Jesus disse que muitos afirmariam ser cristãos. Essas pessoas mencionariam várias atividades para provar que o haviam servido, dizendo: “Não profetizamos em teu nome e não expulsamos demônios em teu nome, e não fizemos muitas obras poderosas em teu nome?” Mas como Jesus reagiria? Suas palavras expressam seu julgamento: “Nunca vos conheci! Afastai-vos de mim.” — Mateus 7:22, 23.
Considere duas condições fundamentais que Jesus estabelece para reconhecer alguém como verdadeiro cristão.
Uma condição que Jesus estabelece é a seguinte: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Por meio disso saberão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor entre vós.” — João 13:34, 35.
Jesus exige que seus seguidores tenham verdadeiro amor uns pelos outros e pelo restante da humanidade. Outro requisito fundamental para o verdadeiro cristianismo foi expresso por Jesus, quando disse: “Se permanecerdes na minha palavra, sois realmente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. ” — João 8:31, 32.
Jesus espera que seus seguidores permaneçam na sua palavra, ou seja, apeguem-se aos seus ensinamentos.
3 DIFERENÇAS ENTRE RELIGIOSOS E CRISTÃOS
A diferença está na intenção do coração. O religioso vive em função de fazer boas obras para serem vistas por homens, um conjunto de regras e liturgias. O cristão se preocupa em seguir os passos de Jesus, mesmo que isso vá contra a religiosidade.
O religioso impõe seus pensamentos e conceitos às pessoas. O verdadeiro seguidor do Senhor Jesus vive o evangelho, leva a fé, o amor, a paz e a harmonia por onde andam. Não se preocupa em defender suas crenças, mas em levar a mensagem do evangelho a todos os que necessitam. “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. ” Romanos 12:18
...