Resenha Filme Lutero
Por: Franklinwerkk • 18/10/2016 • Resenha • 612 Palavras (3 Páginas) • 539 Visualizações
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
[pic 2]
FRANKLIN MACHADO
MARTIM LUTERO
Canoas
2016/2
FRANKLIN MACHADO
RESENHA SOBRE O FILME “LUTERO”
Resenha apresentada para a disciplina de
Cultura Religiosa, no curso de Ciências Contábeis, da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
Professor: Bruno Muller
Canoas
2016/2
Este filme retrata a história de Martim Lutero, que foi quem começou uma grande reforma contra a Igreja Católica no ano de 1517.
Depois de uma promessa à Deus, Lutero de tornou um padre, para passar o ensinamento e a palavra de Deus para todos. Mas depois de uma viajem que ele fez a Roma, Lutero se viu revoltado com a igreja, em cobrar dos pobres a sua salvação e de seus entes queridos. Estas cobranças eram por meios de indulgências vendidas pela igreja.
Martim Lutero volta para sua cidade, demonstrando sua revolta com as indulgências e corrupção da igreja. Ele é mandado para uma outra cidade para fazer doutorado em teologia, a partir deste momento ele começa a questionar a os ensinamentos da igreja e questiona a bíblia em suas aulas. Após um tempo, Lutero assume uma igreja em uma cidade da Alemanha, aonde ele começa a passar e questionar ainda mais os ensinamentos da igreja. Nas quais ele sempre defendia que todos deveriam ter acesso a bíblia, e cada pessoa interpreta-la.
Mas como se era esperado, a igreja começou uma “caça a Lutero”, para que ele fosse impedido de continuar a questionar as regras da igreja. Lutero escreveu vários livros, entre eles o livro das 95 teses, no qual todos tiveram acesso, Lutero foi chamado para um julgamento para renegar e revogar seus livros, na qual ele não renegou e assumiu a autoria dos mesmos.
Após este julgamento Lutero é sequestrado, mas por um amigo, para salva-lo. Com este tempo que ele ficou recluso, ele começou a traduzir o novo testamento para a língua germânica. Muitos camponeses iniciaram uma guerra contra a igreja, onde mais de 50 mil camponeses mortos. Mas nunca foi este o propósito de Lutero.
...