A Autoatividades de Bibliologia
Por: castrows • 15/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.620 Palavras (7 Páginas) • 10.566 Visualizações
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR – BIBLIOLOGIA
AUTOATIVIDADE CAPÍTULO 1.
RESPOSTAS:
1 – A auto manifestação de Deus significa que Ele quis se revelar como pessoa e nos dar a conhecer seu caráter e a sua personalidade. Seu objetivo é relacional porque através do conhecimento sobre as coisas de Deus teremos conhecimento de Deus.
2 – Existem três categorias teológicas de Revelação, são elas:
- revelação geral: é Deus se comunicando com os seres humanos através da natureza, fazendo-se conhecido a todas as pessoas de todos os tempos e de todos os lugares.
- revelação especial: é Deus se comunicando através da Sua palavra e de Seu filho Jesus Cristo.
- revelação sobrenatural: são os sinais, milagres, maravilhas, prodígios e o próprio manifestar da voz pessoal de Deus na Bíblia.
3 – Antrópica porque Deus usou maneiras e meios humanos, naturais e comuns para se revelar, e
Analógica porque Deus faz uso de aspectos do nosso universo de conhecimento para que possamos compreender os paralelos da verdade no campo divino.
4 – A encarnação do filho de Deus é o clímax, o ápice dos atos de Deus, a mensagem de Jesus ultrapassou a dos profetas e apóstolos. Quando aqueles falavam transmitiam as mensagens de Deus e sobre Deus, quando Jesus falava era o próprio Deus em pessoa falando.
5 – Porque a revelação especial de Deus é pessoal, e a igreja tem a missão de levar esse conhecimento a todas as pessoas.
6 – A Escritura Sagrada foi enviada por Deus ao homem a fim de preencher as condições para a comunhão e para restauração do relacionamento favorável com Deus, perdidos com a queda no Éden. A Bíblia é necessária ao homem porque é a manifestação sobrenatural e inteligente de Deus para que pudéssemos conhece-lo e ter comunhão com Ele.
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR – BIBLIOLOGIA
AUTOATIVIDADE CAPÍTULO 2.
RESPOSTAS:
- Revelação – fala a respeito de Deus fazer-se conhecido e comunicar-se com o homem.
Inspiração – trata de como Deus se comunicou.
- A Bíblia tem inspiração originária a partir da mente e do intimo do ser de Deus. A Palavra “inspirada” no grego é THEOPNEUSTOS que significa SOPRADA POR DEUS.
- Deus deu completa expressão aos Seus pensamentos nas palavras registradas na Bíblia. Ele guiou a própria escolha das palavras usadas de acordo com a personalidade e o contexto cultural dos escritores, de maneira que de algum modo inesgotável, a Bíblia é a Palavra de Deus apesar de conter palavras humanas.
- A iluminação se refere a influência do Espírito Santo que ajuda a entender as coisas de Deus.
- O tema central - a redenção do homem.
O assunto central – a historia do plano de salvação do homem através da obra redentora de Jesus Cristo.
A unidade da estrutura – o Antigo Testamento é cumprido no Novo Testamento, e o Novo Testamento é profetizado no Antigo Testamento, de tal forma que não se pode compreender um sem o outro.
A pessoa central da Bíblia – nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Uma mente única – a mente de Deus foi que idealizou e conduziu todo o registro da Sua Palavra.
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR – BIBLIOLOGIA
AUTOATIVIDADE CAPÍTULO 3.
RESPOSTAS:
- A Bíblia, quando corretamente interpretada, de acordo com o nível a que a cultura e os meios de comunicação haviam chegado na época em que foi escrita e de acordo com os propósitos a que foi destinada, é plenamente fidedigna em tudo que afirma.
- A Bíblia é infalível porque ela afirma ser inspirada por Deus, porque a origem e o destino do homem estão nas Escrituras sem que haja preocupação se será ou não aceito. Porque a Bíblia é imutável e é exata moral e espiritualmente sendo esse o aspecto mais importante da Bíblia.
- O principio de SOLA ESCRIPTURA diz que a única fonte e norma de todo o conhecimento cristão é a Sagrada Escritura. A principal ideia deste principio foi estabelecer a supremacia da Sagrada Escritura afirmando que a Bíblia é a única autoridade infalível dentro da igreja.
- Cânon é como chamamos os livros das Sagradas Escrituras aceitos pela igreja cristã que contém a regra autoritária da fé e da prática. Essa definição garante que as Escrituras que estão em nossas mãos são a Palavra de Deus.
- Apócrifo significa livro não inspirado por Deus, e que foram inseridos no cânon pela igreja católica. São rejeitados pelos evangélicos pelos seguintes motivos: - foram escritos no período Interbíblico,
- a inspiração foi negada pelos judeus e protestantes,
- Cristo e os apóstolos nunca citaram,
- Foram rejeitados pelos pais da igreja,
- não trazem acréscimo ao conhecimento da verdade messiânica ao povo de Deus.
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR – BIBLIOLOGIA
AUTOATIVIDADE CAPÍTULO 4.
RESPOSTAS:
- O período interbiblico é o período histórico de 400 anos onde Deus não inspirou nenhum profeta para registrar Sua revelação.
O período interbíblico se caracteriza pela tempo onde Deus executou os seus propósitos redentores em relação a humanidade e ao Seu povo.
O governo Persa contribuiu com a liberação dos judeus do cativeiro, retornando a Jerusalém sob a liderança de Jorobabel, Esdras e Neemias.
O governo Grego contribui de forma intelectual, eles contribuíram com a disseminação da língua grega como língua universal.
O governo Romano contribuiu com o governo único, sob a mesma lei universal, havia paz na terra e também contribuíram com excelentes estradas, o que facilitou a evangelização no primeiro século.
- A transmissão oral não prejudicou a transmissão da verdade porque era um costume adotado pelo povos da antiguidade, contar histórias, não apenas por diversão mas como uma forma de preservar a cultura do povo e suas diferenças em relação aos outros povos.
- As línguas escritas proporcionam a imortalização do que escrito, o combate a uma subjetividade e distorção intencional ou não da Bíblia, além disso, as línguas escritas trazem consigo aspectos importantes que são: precisão, permanência, objetividade e poder de disseminação.
- As línguas originais da Bíblia foram: no Antigo Testamento o Hebraico e o Aramaico e no Novo Testamento o Grego, “Koine”. O principal trabalho de Esdras foi preservar e transmitir com fidelidade o texto sagrado original. Foi esse trabalho de preservação e da fidelidade dos textos sagrados que nos permitiu termos acesso as Sagradas Escrituras nos dias atuais.
- Crítica Textual é a ciência que tem como objetivo descobrir e corrigir os erros, tem como função apurar a verdadeira redação e a sacralidade do texto bíblico Suas divisões são:
Baixa crítica: realiza a verificação da forma do texto, com foco na sua forma para restaurar o texto original.
...