A Biblia
Tese: A Biblia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: glorialg • 18/9/2014 • Tese • 2.022 Palavras (9 Páginas) • 470 Visualizações
A BÍBLIA
Sinônimos: Sagrada Escritura, Livro Santo, Bíblia Sagrada, Livro dos Livros
Tema do Mês da Bíblia 2014 Discípulos missionários a partir do Evangelho de Mateus - Lema: Ide, ensinai e fazei discípulos
Antigo Testamento está escrito sobre a criação do mundo: como foram criados a Terra, o mar, os animais e os seres humanos. Há também a história de um casal, Abraão e sua mulher Sara. Abraão é chamado o patriarca do povo de Deus, pois todos nós, que fazemos parte dessa imensa família do Povo de Deus, somos descendentes de Abraão e Sara. No Antigo Testamento estão, também, a história de outras pessoas muito importantes, como Moisés, que foi escolhido por Deus para libertar o povo que estava escravo no Egito. Há, ainda, a história dos profetas, homens que eram usados por Deus para mostrar as pessoas as coisas certas e erradas que elas faziam. Dentre esses profetas está Isaías que escreveu o nascimento de Jesus, muitos anos antes dele nascer.
O Novo Testamento conta a história mais importante de todos os tempos: a Vida de Jesus; seus ensinamentos e milagres. Falam também de sua morte e de sua ressurreição: são os Evangelhos. Eles foram escritos por São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João. Também, a história do início da Igreja, que está no livro dos "Atos dos Apóstolos".
Antes de surgir a imprensa, como a Bíblia se apresentava?
CERÂMICA: conhecida como a arte mais antiga da humanidade. O barro servia para fazer desde vasos, até chapas, nas quais se escrevia. Muitos textos bíblicos foram escritos nesses " tijolos".
PAPIRO: planta do Egito. Tais folhas eram escritas só de um lado e depois guardadas em rolos.
PERGAMINHO: feito de couro curtido de carneiro.
Os pergaminhos, assim como as folhas de papiro, não eram "encadernados" num livro como fazemos hoje. Os antigos ligavam umas folhas às outras e faziam "rolos".
ALGUNS FATOS FORAM ESCRITOS A 100 ANOS DEPOIS QUE AS COISAS ACONTECERAM, • OUTROS 200 ANOS E OUTROS MAIS DE 500 ANOS levou 11 SÉCULOS (1100)ANOS PARA SER ESCRITA.
QUEM ESCREVEU A BIBLIA ? Homens e mulheres inspirados por Deus.
2 Timóteo 3:16 “Toda a Escritura é divinamente inspirada...”
2 Pedro 1:20-21 “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.”
Gálatas 1:11-12 “Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, MAS PELA REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO...”
Toda a Bíblia ou Escritura é inspiração de Deus, tem Deus como o autor e foi escrita por pessoas que eram movidas por Deus, ou seja, por revelação
Onde foi escrita? NA PALESTINA , ONDE O POVO VIVIA ,POR ONDE JESUS ANDOU E ONDE NASCEU A IGREJA • NA BABILÔNIA ,ONDE O POVO VIVEU NO CATIVEIRO,A 600 ANOS a.C. • NO EGITO ONDE O POVO EMIGROU DEPOIS DO CATIVEIRO • OUTRA FOI ESCRITA NA SÍRIA ,NA ÁSIA MENOR,NA GRÉCIA E NA ITÁLIA ONDE HAVIA MUITAS COMUNIDADES.
Língua que a BÍBLIA foi escrita:
HEBRAICO, ARAMAICO e GREGO.
.
O Antigo Testamento é formado por 46 livros:
- Pentateuco: (Penta= Cinco Teuco= Pergaminhos ou Torá= Lei)
Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio.
Gênesis encontramos o começo da criação, a queda do homem, a promessa de redenção, o início da civilização humana e o início do relacionamento de aliança entre Deus e o Seu povo escolhido, Israel.
Êxodo recorda a libertação de Israel do Egito depois de 400 anos de escravidão, assim como prometido por Deus a Abraão (Gênesis 15:13) as instruções para a construção do tabernáculo, a entrega dos Dez Mandamentos e outras instruções sobre como Israel devia adorar a Deus
Levítico segue Êxodo e expande as instruções de como o povo da aliança (Israel) devia adorar a Deus e governar a si mesmo.
Números principais eventos durante os 40 anos que Israel vagou no deserto e dá instruções para adorar a Deus e viver como o Seu povo da aliança.
Deuteronômio como a "segunda lei" ou "repetição da lei". Ele registra as palavras finais de Moisés antes do povo de Israel entrar na Terra Prometida (Deuteronômio 1:1). Em Deuteronômio, a Lei de Deus dada no Monte Sinai é repetida e explicada.
Moisés os relembra dos mandamentos de Deus e das bênçãos que seriam deles se obedecessem a Deus e as maldições que viriam de sua desobediência.
- Livros Históricos:
Josué, Juízes, Rute, Samuel I, Samuel II, Reis I, Reis II, Crônicas I, Crônicas II, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, Macabeus I, Macabeus II.
Josué, que apresenta a entrada dos hebreus na terra de Canaã.
Juízes, ostra-nos uma entrada bastante mais dispersa das tribos em Canaã e dominando muito mais lentamente o conjunto do território.
Rute é um romance histórico situado na época dos Juízes.
A mais representativa e formal sequência historiográfica deste período, que já começara com Josué e Juízes, integra ainda o grande conjunto de 1.° e 2.° de Samuel e 1.° e 2.° dos Reis.
1.° e 2.° das Crónicas retomam toda a História de Israel desde as origens, ou relembrando alguns episódios coincidentes e outros complementares aos assuntos.
Esdras e Neemias contam à restauração do povo de Israel e da cidade de Jerusalém, depois do regresso da Babilónia.
Tobias oferece-nos, com um quadro familiar notável, as dificuldades de viver a piedade em condições sociais e políticas adversas.
Ester descreve um drama de colorido algo semelhante, mas alargado à experiência de todo o povo, que se vê ameaçado de destruição e consegue, no fim, cantar vitória.
Judite é um romance histórico;
...