A Biografia de São Mateus
Por: Adriano Marques • 3/5/2018 • Trabalho acadêmico • 496 Palavras (2 Páginas) • 397 Visualizações
SEMINÁRIO INTERDENOMINACIONAL
DO AGRESTE – SETEIA
CURSO: TEOLÓGIA
[pic 1]
José Adriano de Souza Marques
Biografias : Evangelho Segundo Mateus
Caruaru
2018
Biografias: Evangelho Segundo Mateus
Texto apresentado sobre compreensão
Da diciplina “ Evangelhos”, em particular o
Evangelho segundo Mateus.
Orientador: Prof. João Goberto
Caruaru
2018
Evangelho Segundo Mateus[pic 2]
Dentre os 12 apóstolos de Jesus, havia um chamado Mateus, que também era conhecido pelo nome de Levi (Conforme o texto paralelo ao de MT 9:9 que se encontra em Mc 2:14 e Lucas 5:27-28).
Mateus era Judeu, filho de Alfeu, e antes de ser chamado para seguir Jesus, exercia a função de coletor de impostos do povo hebreu, durante a dominação romana. Profissão similar a exercida por Zaqueu, que também era publicano, chefe deles. Naquela época a profissão de publicano não era visto com bons olhos pelos Judeus e geralmente o coletor de impostos era homem desonesto e corrupto.
Nestas circunstâncias, MT 9:9, vai dizer que Jesus encontra com Mateus, e este homem passa de cobrador desonesto, a seguidor de Jesus.
Agora, apóstolo e Evangelista, segundo a tradição, Mateus pregou pela Judeia, Etiópia e Pérsia.
A maior atividade atribuída a Mateu, é o evangelho segundo o seu nome. Nesta obra Mateus apresenta Jesus como o Mestre, o Messias esperado, aquele que decênde da geneologia de Abraão e Davi, cumprindo todas as profecias do Velho Testamento.
Em todo evangelho nota-se a preocupação do autor em promover Jesus, o afirmando-o entre os Judeus e gentis daquela época como o filho do Deus, esperado por todo o povo.
Este evangelho é tido como o mais didático dos três sinópticos, pois Mateus se preocupou não só em contar os milagres de Cristo, como tabém todos os seus ensinamentos, como por exemplo o “ Sermão do Montes” ( MT 5: 1-11), entre outros.
É aceitável dizer que esse livro foi escrito na região de Jerusalém, porém duas teorias diferem em relação a data de sua escrita. A primeira, Teória Clássica, afirma que a obra foi escrita em uma data inferior a 48 d.c., podendo chegar ao ano 40 d.c.. Já a segunda teoria, chamada teoria Linguística, aponta algo em torno de 60 d.c., devido ao possível uso da obra de Marcos.
Em linhas gerais, essa brilhante obra tentou quebrar a incredulidade e desconfiança dos Judeus, mostrando a verdadeira face do filho do Homem e seus milagres e ensinamentos.
Referências Bibliologicas
Apostilha “Evangelhos”, Seteia -2018
Biografia Mateus – www.ebiografia.com
Biblia de Estudo de Genebra – Evangelho Segundo São Mateus
...