A HERANÇA DE JAVÉ Meditando O Salmo 127 M
Pesquisas Acadêmicas: A HERANÇA DE JAVÉ Meditando O Salmo 127 M. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zazaki • 20/10/2014 • 780 Palavras (4 Páginas) • 313 Visualizações
As Religiões dos Brasileiros
Falar sobre as religiões dos brasileiros é um assunto atual devido as mudanças que ocorreram nessa metade de século. O catolicismo não é mais algo hegemônico, e nem os protestantes históricos são os únicos participantes da matriz religiosa brasileira.
O campo atual religioso do Brasil para Pierre Sanchis se divide em dois movimentos simultâneos : um primeiro de distinção, multiplicação e rupturas; e um segundo relativo a homogeneização.
No que tange a diversidade , composta inicialmente no Brasil pelo catolicismo e o universo afro. O catolicismo no inicio da colonização foi identificado juridicamente como a entidade do Brasil, e no decorrer de séculos elaborou-se do dessa igreja uma ideologia do Brasil sociogeneticamente católico.
Porem sabemos que o cristianismo no Brasil é plural; existindo o protestantismo com os chamados históricos e além dos pentecostais. Esses consolidados em nossa noção principalmente pela população mais afeitas ao jogo autônomo da razão e para quem o dogmatismo institucional católico cria um mal-estar religioso.
Recentes pesquisas no Rio de Janeiro mostram que, depois de terem ficado próximo da estagnação até uma dezena de décadas atrás, as igrejas protestantes tradicionais são igrejas vivas e que recrutam, até na juventude. A sua vitalidade é hoje comparável na Batista e nas Assembleia de Deus.
Mas é claro que o fenômeno mais visível no campo cristão brasileiro, é a da entrada maciça dos pentecostais. Ramo reavivalista do Protestantismo, o pentecostalismo entrou no Brasil já no início do século, vindo do exterior, mas sua explosão aconteceu durante as décadas de 50 e 60 em forma descruzadas de Evangelização.
Algo interessante de se analisar é quando colocamos o pentecostalismo em frente ao catolicismo popular, percebemos afluência da matriz afro. Se para o catolicismo popular o candomblé e a umbanda são dialéticas de aproximação, para os pentecostais são de oposição a fé. Assim o candomblé e a umbanda, com seu universo simbólico, e mais tarde com suas organizações comunitárias, são revestidas de sua historicidade e sua capacidade de aceitação de valores de outras religiões inclusive como o espiritismo, budismo e hinduísmo.
A matriz indígena também faz parte da religiosidade brasileira, o Santo Daime é uma dessas religiões que trás uma experiência forte. Professor Adriano inclusive na minha especialização em ciências da religião pela Puc-Minas, tive a oportunidade de estudar essa religião de perto, participar do culto , inclusive tomar aquele chá alucinógeno. Com as musicas sugestivas e com esse chá, pude ver flores coloridas, vultos e limpa meu estomago. A religião mais sincrética que já pude estudar.
No que tange a uma relativa homogeneidade no meio religioso brasileiro, sobretudo a popular se vive um clima de espiritualidade. A intercomunicação entre os sistemas simbólicos permite reinterpretações e inversões valorativas, as mesmas que vão doravante qualificar as relações no interior do campo religioso: orixás viram santos, anjos viram demônios, santos ídolos, o espirito uma entidade entre outras.
E nessa procura contemporânea de sentido religioso a verdade objetiva não é o mais importante, e sim a emoção sentida.
Provavelmente
...