A IGREJA E SUSTENTABILIDADE
Por: liliabrandaos • 15/2/2018 • Relatório de pesquisa • 1.037 Palavras (5 Páginas) • 288 Visualizações
IGREJA E SUSTENTABILIDADE
As discussões sobre o Meio Ambiente, não é algo que deve acontecer em separado. São discussões que envolvem a sociedade como um todo. As igrejas, presentes nas comunidades, também estão preocupadas com a escalada de degradação ambiental, pois todas as formas de vida estão interligadas, uma depende da outra, e isso deve despertar em cada um de nós uma atitude de admiração e respeito por toda a obra da Criação.
O tema sustentabilidade é tratado em várias igrejas, inclusive na qual eu faço parte e, nesse caso, os membros são convidados a participarem na prática, de ações que envolvam questões relativas ao meio ambiente e sustentabilidade, juntamente com a comunidade.
Como exemplo, podemos destacar as campanhas de missões e evangelismo. Em tais campanhas, a palavra de Deus é anunciada às pessoas. É a igreja tratando do espírito e da alma.
Paralelamente ao trabalho de levar o evangelho às pessoas, outros trabalhos também são realizados pela igreja, tais como ações e orientações em questões sobre higiene, saúde e alimentação saudável e cuidado com o meio ambiente. Os membros se unem aos moradores da região, num trabalho coletivo onde, além do cuidado com o espírito, também se promove o cuidado com o corpo e com ambiente onde vivem.
Em tais momentos, vemos muitas vezes as pessoas da comunidade sendo alimentadas, passando por avaliação médica e recebendo orientações sobre assuntos diversos envolvendo separação do lixo e reciclagem. Também, mutirões de limpeza são realizados nos bairros e nas ruas.
Ao desenvolver esse tipo de trabalho, a igreja ensina fazendo junto, na prática e, além de alimentar do espírito, também está ensinando as pessoas a cuidarem de si mesmas e do meio onde vivem, que é essencial para o desenvolvimento de uma vida saudável.
Acredito que ao organizar-se dessa forma, a igreja tem contribuído muito com a população, dando a esta a oportunidade de interagir, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
Trabalhando dessa forma, vamos de encontro com o que Cristo deseja para todos nós, “vida em abundância”, cujo texto encontra-se na Bíblia, em João 10:10.
Assim, é verdadeiro dizermos que somos capazes de cumprir com a missão que Cristo deu a igreja. Trabalhar com as questões relacionadas ao espírito, defender a vida e promovendo ao próximo entendimento para que o mesmo possa contar com a possibilidade de desfrutá-la em toda a sua plenitude.
Cada vez mais cristãos estão se envolvendo com o tema. Em 2016, a Arquidiocese do Rio de Janeiro realizou um Fórum sobre Meio Ambiente, com o objetivo de promover um encontro de agentes de pastorais, religiosos, profissionais, pesquisadores, estudantes, juntamente com pessoas detentoras do conhecimento vivenciado, visando socializar os conhecimentos e experiências no campo da Ecologia Integral, propostas para uma cidade sustentável em meio a nova economia global.
O trabalho resultou num convênio para promover a reciclagem do óleo de cozinha recolhido pelas paróquias já cadastradas no projeto.
Como educadora, sempre me preocupei em fazer com que as crianças refletissem sobre suas ações em relação a preservação do meio ambiente. Assim, resolvi verificar movimentos sendo desenvolvidos próximos à região onde tais crianças moram e encontrei bem pertinho, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Há alguns anos atrás, a paróquia organizou uma Cooperativa que além de dar apoio ao desempregado, também ajuda na questão da conscientização da preservação do meio ambiente. As pessoas iam à missa e levavam consigo material reciclável para doação.
A Cooperativa cresceu com a ajuda de parceiros, empresas, comunidade e também com investimentos próprios e atualmente movimenta até 80 toneladas/mês de materiais, recebidos através de entregas voluntárias e coletados em condomínios residenciais e empresas cadastradas como fornecedores da Cooperativa.
Envolvida na questão de sustentabilidade, resolvi convidar as crianças com as quais trabalho e desenvolver um trabalho sobre o tema “Reciclagem e Meio Ambiente”. São crianças na faixa dos nove anos, que estudam em uma escola municipal.
A seguir, a descrição do trabalho realizado, com duração de oito horas, divididas em duas manhãs.
Iniciei o trabalho com a apresentação do tema às crianças,
...