A Procura
Ensaios: A Procura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ilze • 11/9/2013 • 2.170 Palavras (9 Páginas) • 352 Visualizações
A Procura
Ilustração Inicial
Contam que um alpinista, desesperado por conquistar uma altíssima montanha, iniciou sua escalada depois de anos de preparação. Como queria a glória só pra si, resolveu subir sem companheiros.
Durante a subida, foi ficando mais tarde e mais tarde e ele, para ganhar tempo, decidiu não acampar, sendo que continuou subindo e, por fim, ficou escuro.
A noite era muito densa naquele ponto da montanha, e não se podia ver absolutamente nada. Tudo era trevas, a visibilidade era zero, a lua e as estrelas estavam encobertas pelas nuvens e fazia muito frio.
Ao subir por um caminho estreito, a poucos metros do topo, escorregou e precipitou-se pelos ares, caindo a uma velocidade vertiginosa.
Naqueles breves segundos da sua queda, sua vida passava-lhe inteira à sua frente. Quando a morte já lhe era certa, de repente, um fortíssimo solavanco... causado pelo esticar da corda à qual estava amarrado e que, por sorte, prendera-se às rochas.
Nesse momento de solidão, suspenso no ar, não havia nada que pudesse fazer, senão pedir socorro aos céus: Meus Deus, ajude-me!
De repente, uma voz vinda dos céus lhe pergunta: Que queres que eu te faça?
Salva-me, meu Deus! Respondeu o alpinista.
Crês realmente que Eu posso salva-lo?
Sim, Senhor, eu creio.
Então, corte a corda!
Depois de um profundo momento de silêncio, o alpinista agarrou-se ainda mais à corda.
Porque duvidas, não crês que eu posso salvá-lo? Insistiu a voz. Se creres, verás a glória de Deus.
Conta a equipe de resgate que, no outro dia, encontraram o alpinista morto, congelado, com as mãos firmemente agarradas à corda a apenas dois metros do chão.
Será que somos iguais ao nosso personagem em nossa fé?
Atos 8:26-39
E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.
E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,
Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.
E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.
Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.
E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?
Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.
E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.
Este é um texto muito rico, podemos tirar muitas lições, porem hoje, vamos nos preocupar com apenas alguns pontos:
1- Quem foi este homem, e o que ele procurava?
Sabemos que ele era rico e importante em seu país, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes (sul do Egito), no cargo de superintendente de todos os seus tesouros. Sem duvidas temia o Deus de Israel, pois atravessou tão grande distancia para adora-lo em Jerusalém.
2- Como ele procurava?
Ele procurou conhecer do Deus que era a razão de sua fé, pois estava lendo o livro de Isaías ou a escritura que teve acesso, neste momento lia os versículos que falavam da vinda do Messias, podemos dizer que este homem buscou a Deus com diligencia, assim Jesus, mandou que Filipe fosse ter com ele e lhes falar da obra salvadora e assim lhe abrir o entendimento.
Mateus 7:7 Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate abrir-se-lhe-á.
3- Qual sua atitude diante do que encontrou?
Neste tempo não existia a bíblia no formato que a conhecemos, as pessoas realmente precisavam de alguém para lhes explicar, quando isso aconteceu o eunuco conheceu a verdade e logo tomou uma atitude de fé. Procurou se batizar Sua fé foi demonstrada por uma ação, não fé morta, mas fé que age.
4- Qual a atitude de Filipe
Filipe é para nos um exemplo de quem é servo do senhor, ele atende prontamente as ordens do Anjo do Senhor que diz: vá e pregue.
Ele correu a corrida da fé, sem demora ou rodeios ele obedece, e o resultado de sua obediência é a salvação para o eunuco e gloria para Jesus.
Quando obedecemos a Deus estamos glorificando nosso Salvador.
O QUE PODEMOS TIRAR DE PRATICO DESTA HISTORIA PARA NOSSAS VIDAS
- A fé legítima é mais do que apenas
...