Administração Eclesiástica
Artigos Científicos: Administração Eclesiástica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandowernek • 15/8/2014 • 1.776 Palavras (8 Páginas) • 24.960 Visualizações
Administração Eclesiástica
Atividade 1
1- Defina Administração Eclesiástica e dê referências bíblicas a respeito da administração.
Resposta> é a administração da igreja que segue um padrão instituído pela lei e pelo conjunto da qual ela participa, como é o nosso caso somos regidos pelas leis federais e pela lei da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil.
2 - Cite três Princípios gerais de administração. Explique o princípio adotado pela IEQ.
Resposta> Unidade do comando; Disciplina e Subordinação particular ao geral.A Igreja do Evangelho Quadrangular adota o modelo de governo eclesiástico Episcopal.
3 - Quais são os direitos previstos na Constituição Brasileira para as Organizações Religiosas no que diz respeito aos tributos?
Resposta> A imunidade de impostos é designada às igrejas que estiverem dentro dos parâmetros estabelecidos na constituição.
4 - Como é estruturada a Administração Quadrangular? Que órgãos compõem cada parte?
Resposta> É constituída em três níveis hierárquicos: Administração Superior e Geral, Administração de Intermediária e Administração de base. Conselho Nacional de Diretores, Conselhos e supervisão estaduais e Regiões Campos Missionários e Igrejas Locais.
5 - O que é Conselho Nacional de Diretores?
Resposta> É o órgão superior de unidade da Igreja Quadrangular com funções legislativas deliberativas e administrativas.
Atividade 2
1 - Como se forma, na jurisdição da Igreja do Evangelho Quadrangular, a Igreja local?
Resposta> Desde que haja um grupo de cristãos convertidos, batizados nas águas por imersão, em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, adotando a Declaração de fé da instituição.
2 - Quais são os tipos de igrejas locais na IEQ? Qual é a diferença entre os tipos?
Resposta> Igreja com Sede regional, que tem como seu pastor titular o superintendente regional; Igrejas inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica são personalidades jurídicas ligadas diretamente à matriz; e Obras novas, durante esta fase de existência elas não tem CNPJ, sendo ligadas diretamente à igreja Sede e chamadas também de congregação.
3 - Qual a diferença entre uma Região Eclesiástica e um Campo Missionário? Qual é o responsável de cada uma destas circunscrições eclesiásticas?
Resposta> Campos Missionários são constituídos de 1 a 10 igrejas ou obras novas sendo administrado pelo Diretor de Campo e as Regiões Eclesiásticas são constituídas por mais de 10 igrejas ou obras novas e administrada pelo Superintendente Regional.
4 - Qual a diferença entre um Conselho Estadual e uma Supervisão Estadual? Quem é o responsável de cada uma destas?
Resposta> Artigo 127 – Compete aos conselhos Estaduais de Diretores:
1ºTomar conhecimento do planejamento nacional, estabelecido pelo Conselho Nacional de Diretores e respectivas Secretarias Gerais de Administração Superior.
2ºAplicar o planejamento nacional e
5 - Quais são as Secretarias Gerais que compõem o Conselho Nacional de Diretores? Qual é a Secretaria responsável pela área administrativa nacional?
Resposta> Composta pela Secretaria SGAF; Secretaria Geral de Ação Social SGAS; Secretaria Geral de educação e cultura SGEC; Secretaria Geral de Comunicação SGC; Secretaria Geral de disciplina eclesiástica SGDE; Secretaria Geral de coordenadorias e diaconato SGCD. Já o SGAF Secretaria Geral de Administração e Finanças é a responsável pela área administrativa nacional.
Atividade 3
1 - Por que a gestão da Igreja Local reveste-se de grande importância na IEQ?
Resposta> É lá que começa o trabalho ministerial dos líderes como obreiros, pastores, portanto é importante conhecer a rotina administrativa da Igreja Local, é na igreja que se desenvolvem a maior parte da rotina administrativa da instituição.
2 - Como podemos classificar os tipos de entradas e como elas são classificadas nos lançamentos financeiros da igreja local? Cite 4 tipos de documentos que servem para registrar as entradas financeiras da Igreja Local?
Resposta> Ofertas e dízimos, entradas sujeitas às taxas estatuárias; entradas de departamento; entradas repassadas integralmente aos órgãos e departamentos superiores e entradas diversas não sujeitas à taxação.
3 - Quais são os documentos haveis que dão suporte às saídas financeiras da Igreja Local? Quem regulamenta estes tipos de documentos?
Resposta> Recibo de sustento pastoral, Nota Fiscal série A1, Impressos fiscais, boletos de cobrança entre outros documentos, os contador regulamenta os documentos.
4 - Como poderemos classificar as entradas na igreja Local quanto às taxas estatuárias?
Resposta> Entradas sujeitas às taxas estatuárias devidas aos órgãos da Administração Regional, Estadual e Nacional; entrada de departamentos sujeitas às taxas estatuárias devidas; entradas repassadas integralmente aos órgãos e departamentos superiores e entradas diversas não sujeita à taxação.
5 - Quais são as taxas devidas pela Igreja Local aos órgãos superiores? Descreva, cite o percentual e a instância que recebe as taxas?
Resposta> Taxa Conselho Nacional de Diretores 4%Taxa Conselho Estadual de Diretores 4%Taxa às regiões e Campos Missionários 4%Taxa ao Fundo Social 1%
6 - Quais são as taxas devidas pelos departamentos da Igreja Local aos respectivos órgãos superiores? Descreva, cite percentuais e os departamentos que recebem as taxas.
Resposta> Ofertas do DEBQ, 10% para a Diretoria Regional da DEBQ; Ofertas dos Grupos Missionários, 15 % para Coordenadoria regional; Ofertas da CHOMNEQ – 4% Coordenadoria Regional; 3 % Coordenadoria Estadual; 3% Coordenadoria Nacional.
7- Qual é a taxa que é recebida e repassada integralmente pela igreja local? A quem é repassada?
Resposta> Oferta de Missões do 3º domingo do mês – 50
...