Aliança. Crisma
Tese: Aliança. Crisma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edmarbsb • 20/10/2013 • Tese • 1.713 Palavras (7 Páginas) • 791 Visualizações
Primeira Aliança:
Texto:
Ex 12,1-14*
- A Bíblia mostras as Alianças de Deus com a Humanidade. A primeira das Alianças foi a criação do Universo.
- Toda aliança envolve COMPROMETIMENTO e FIDELIDADE. Deus sempre se mostrou FIEL (DEUS É FIEL) apesar da infidelidade da Humanidade (Os 2,18-22).
- Hoje a Fidelidade é cada vez mais rara, mas DEUS SEMPRE É FIEL. A maior prova é Jesus Cristo.
- Hoje as alianças / contratos são feitas em Cartórios. Na época da Bíblia as Alianças eram realizadas entre pessoas pedindo proteção. Em retribuição ofereciam FIDELIDADE.
3.2 Segunda Aliança:
- Deus renovou a Aliança com a Humanidade através de Abraão (Gn15,7-20) (Gn 17,4-14)
- Abraão -> Ismael, Isaac -> Jacó -> José -> Egito -> 400 anos depois -> Moises.
- No segundo livro da Bíblia ÊXODO conta a história da segunda aliança. O povo vivia sob escravidão dos egípcios. Deus mandou Moisés para libertá-lo da opressão e levá-lo de volta à terra prometida.
- A passagem da escravidão de Israel para a sua libertação recebeu o nome que ainda existe hoje: a PÁSCOA. (Ex 12,1-14).
- Após a libertação o povo israelense passou 40 anos no deserto (40 é o número da penitência e conversão). Durante esta estadia Deus alimentou seu povo (manah) e deu a Lei da Aliança – 10 MANDAMENTOS Ex 20,1-21.
- Era muito comum um sacrifício para celebrar a Aliança: ―ESTE É O SANGUE DA ALIANÇA QUE DEUS CONCLUIU COM VOCÊS (Ex 24,3-8)‖.
JESUS CRISTO REPRESENTA A NOVA ALIANÇA.
“BEBEI DELE TODOS, POIS ISTO É O MEU SANGUE, O SANGUE DA ALIANÇA QUE É DERRAMADO POR MUITOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS.”
Crisma Sacramento do Compromisso
At 2,1-13*
• O Crisma é o Sacramento da Confirmação onde o crismando opta, pela própria vontade, a atuar de forma na comunidade.
• Para entender o Sacramento do Crisma é importante refletir sobre o Espírito Santo e a Santíssima Trindade.
• Fogo, vento, línguas estrangeiras (comparar com o texto da Torre de Babel - Gn 11,1-9), coragem para anunciar a palavra de Deus.
• Duas reações no texto: espanto e descrédito.
• Dons do Espírito Santo: Leitura -> Gl 5,13-26.
• Os 7 dons do Espírito Santo: SABEDORIA, INTELIGÊNCIA, CONSELHO (busca de ações que nos levam a Deus), FORTALEZA (persistência na busca do bem), CIÊNCIA, PIEDADE E TEMOR A DEUS.
• Os 12 "frutos" do Espírito Santo: CARIDADE, ALEGRIA, PAZ, PACIÊNCIA, LONGANIMIDADE (pensar antes de agir), BONDADE, BENIGNIDADE (bondade de Deus), MANSIDÃO (dominar nossa força), FIDELIDADE, MODÉSTIA, CONTINÊNCIA (domínio sobre si mesmo em relação a Sexualidade) e AUTO-CONTROLE.
• Santíssima Trindade: mistério onde o PAI (criador), O FILHO (humano) E O ESPÍRITO SANTO (força do PAI para os humanos tornarem-se igual ao FILHO são uma única entidade.
• Virtudes Teologais (ligadas a Santíssima Trindade): FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE.
• Sempre temos que pedir a intercessão do Espírito Santo para nós ajudar a viver de forma cristã, dentro dos dons e frutos do Espírito Santo para termos uma vida voltada a Deus e aos irmãos, DENTRO DA COMUNIDADE e, portanto mais felizes.
Preparação para o Crisma
• Crismar significa ungir com óleo. Sacramento da Confirmação. Sacramento do COMPROMISSO COM A COMUNIDADE CRISTÃ.
• Gestos e Símbolos do Sacramento do Crisma:
- Imposição das mãos: colocar a mão na cabeça significa AMIZADE e TERNURA. Pedir a imposição das mãos é aceitar colocar-se sob a proteção do ESPÍRITO SANTO. É aceitar que o ESPÍRITO anime nossa vida. Jesus impunha as mãos sobre os doentes para curá-los. Os apóstolos impunham as mãos para dar o Espírito Santo aos batizados. Leitura: At 19,1-6; At 6,5-6.
- Unção do óleo com o Crisma: Crisma é óleo perfumado. Significa a FORÇA E A PROTEÇÀO DO ESPÍRITO SANTO. No Antigo Testamento a unção com óleo sagrado era um sinal da ação de Deus. Leitura: 1Sm 16,12-13.
- Unção em Forma de Cruz: a Cruz é o sinal do cristão, da sua salvação. Fazer o sinal da cruz sobre algo ou sobre alguém, significa que Cristo tem direito sobre aquilo ou sobre aquela pessoa.
- A Comunidade e os Padrinhos: a presença da comunidade é fundamental na celebração da Crisma para demonstrar o acolhimento do novo membro COMPROMETIDO da comunidade. Cabe ao Padrinho ajudá-lo neste comprometimento.
- O Bispo: normalmente, sempre que disponível, o próprio Bispo confere o Sacramento do Crisma. Mostra a importância para a Igreja da cerimônia. Foram os apóstolos que receberam (Pentecostes) e transmitiam o Espírito Santo aos novos cristãos.
O que é o Crisma?
O Sacramento do Crisma também é conhecido como Confirmação. Ele, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, são sacramentos da iniciação cristã, por meio dos quais são lançados todos os fundamentos da vida cristã.1
Por meio do Crisma, o cristão é enriquecido de força especial do Espírito Santo, unindo-se mais perfeitamente à Igreja e assumindo seu verdadeiro papel de testemunha de Cristo, tanto por palavras quanto por obras.2
O Crisma é o sacramento da maturidade do cristão, no qual ele renova, livre e espontaneamente, o compromisso que foi assumido por seus pais e padrinhos em seu nome no Batismo.3 Ele recupera a tríplice herança recebida durante a consagração feita no Batismo, pela qual todo cristão torna-se sacerdote, profeta e rei.
Como assim, tríplice herança?
Todo batizado torna-se membro de Cristo, sacerdote, profeta e rei.
Sacerdote, pois podemos oferecer a Deus nossas vidas, nossas alegrias, nossas tristezas, nossas angústias e sofrimentos, enfim, tudo o que fazemos e pensamos.
Profeta, porque temos o dever de anunciar a Boa Nova e de denunciar as injustiças sociais
...