TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amor e Caridade

Por:   •  9/10/2024  •  Ensaio  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 4

Amor e caridade

        

        Nosso amor é, por enquanto, uma aspiração de eternidade encravada no egoísmo e na ilusão, na fonte de prazer e na egolatria sistemática, que fantasiamos como sendo a celeste virtude. - ação e reação

        

        Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor. - 1 Coríntios 13:11-13

        Agora, portanto, permanecem fé, esperança, caridade, estas três coisas. A maior delas, porém, é a caridade.

                

Caridade → latim → “caritas” = sentimento de afeto, amor incondicional e generosidade. Assim, podemos deduzir que a caridade tem muita relação com o Amor ao Próximo.

        

Eros, o amor romântico, afetivo, de relacionamento íntimo.

Filos, o amor fraterno, de irmão e de amigo.

Ágape, o amor divino e sublime, puro em virtude e o único que nunca espera recompensa, amor que se doa, o amor incondicional.  O amor que procura o bem e a paz para todos os seres humanos. É o amor – benevolência, que se dirige, como força construtiva em favor do próximo, diferente, portanto, do amor passional e egoísta.

        Entretanto o amor Ágape, não surge ao acaso, mas é um fenômeno que se aprende. O amor ao próximo incondicional é fruto da dedicação e do esforço constante da criatura em educar a si mesma, dominando seu orgulho e egoísmo, para poder amar sem se preocupar em ser amada. Não basta ficar esperando pelo amor do companheiro ou da companheira: o importante é aprender a amar sem exigência, a fim de materializá-lo no dia-a-dia da convivência conjugal.

        

        Em um ser humano repleto de imperfeições e defeitos, o amor não poderá surgir sem proteção e cultivo constante na terra do coração. O amor pode começar a surgir com o desenvolvimento de virtudes: humildade, bondade, paciência, compaixão, gratidão, perdão, tolerância, indulgência, ternura, entendimento, respeito, acreditar no que espiritismo nos ensina.

 

        O amor é paciente, não inveja, não procura seus próprios interesses, não folga com a injustiça, não se vangloria e não se envaidece. No amor não há julgamento, ressentimento, rejeição, rancor, disputas e nem se impõe condições...

        O amor promove a compreensão, acolhimento, perdão, tolerância, respeito, compaixão, empatia, liberdade, responsabilidade… O amor permite que se veja as qualidades e valores uns dos outros, compartilhem experiências, encontrem significado nas tarefas simples da vida em comum...

                

CARIDADE - Fora da caridade (amor] não há salvação

886. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?

— Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições alheias, perdão das ofensas.

        Caridade é prática do bem, a favor de nós e dos outros, preservando-nos, assim, de todos os males que nos possam prejudicar a marcha ascensional.

        A palavra caridade tem uma acepção muito ampla. Há caridade em pensamentos, em palavras, em ações, na assistência ao próximo. 

Caridade beneficente: é proporcional aos recursos materiais de que se dispõe. É quando se faz sem esperar retorno; é uma forma sublime de contribuir com a vida, através da doação, seja o seu tempo, um alimento, uma roupa. E quando se doa com o coração, sempre tem muito valor e fará a diferença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (555.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com