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Por:   •  25/5/2014  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

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UNIVERSIDADE PAULISTA

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE UTILIZANDO CONCEITOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

SÃO PAULO

2012

UNIVERSIDADE PAULISTA

Projeto Integrado apresentado à Universidade Paulista - UNIP, como parte dos requisitos para a obtenção do Bacharelado em Sistemas de Informação.

Orientador: Profº Ricardo Veras

SÃO PAULO

2012

SUMÁRIO

1. Objetivo do trabalho...........................................................4

2. Introdução........................................................................5

3. Elementos da Programação.................................................7

3.1. Objetos..........................................................................9

3.2. Encapsulamento............................................................10

3.3. Herança.......................................................................11

3.4. Polimorfismo.................................................................12

4. Modelagem/Histórico........................................................13

4.1. Modelagem em UML.......................................................13

4.2. Desenvolvimento...........................................................14

5. Relacionamento...............................................................16

6. Dissertação.....................................................................21

6.1. Benefícios....................................................................22

6.2. Desvantagens...............................................................23

7. Projeto (estrutura) do Programa.........................................24

8. Relatório de Linhas de Código...........................................28

9. Tabelas – Banco de Dados................................................39

Objetivo do trabalho

Este Trabalho Integrado tem por objetivo trazer ao graduando em Sistemas de Informação conhecimentos referentes ao conceito de Programação Orientada a Objeto, seus usos, suas aplicações, as técnicas de conhecidas e as técnicas utilizadas, assim como sua importância.

Introduziremos os conhecimentos básicos necessários para o entendimento de Programação, apresentaremos informações sobre sua origem, os termos mais importantes utilizados no estudo e desenvolvimento, os métodos existentes e utilizados atualmente, assim como as técnicas, importância e usabilidade de cada uma.

Introdução: História da Orientação a Objeto

A história da orientação a objetos se assemelha à história da computação. Inicialmente a preocupação era com a programação, surgindo depois o projeto e a análise. Modelagem de simulação é, particularmente, um problema difícil quando programado em uma linguagem convencional de terceira geração (COBOL, FORTRAN, C, Pascal etc.). A programação orientada a objetos iniciou-se com o desenvolvimento da linguagem Simula em 1967 especificamente para simulação de eventos discretos, continuando com a criação da linguagem Smalltalk, que introduziu o termo "orientado a objetos", nos anos 70. Esta última quase fez da noção de objeto um mito. Desde então surgiram várias linguagens inspiradas por aquelas e que se dizem orientadas a objetos. Algumas linguagens tradicionais, como Pascal e C, foram estendidas para suportar orientação a objetos.

Nos anos 80, caracterizou-se pelo interesse nas interfaces gráficas com usuários (GUI). Os pioneiros nesta área criaram a interface WIMP - W para windows (janelas), I para icons (ícones) , M para mice (plural de mouse) e P para pointers (ponteiros). Os conceitos básicos de Smalltalk estão fortemente ligados a interfaces WIMP. A conseqüência

mais evidente do sucesso das interfaces WIMP é o grande número de bibliotecas de objetos que foram construídas para desenvolvimento de interfaces deste tipo. Sem a reusabilidade inerente à orientação a objetos, estas interfaces não poderiam ter sido construídas em tão larga escala (Graham, 1994), sendo demasiado complexas e de custo de desenvolvimento muito elevado. Como exemplos temos Presentation Manager e Windows, para PC-compatíveis, e OpenLook e OSF Motif para sistemas abertos baseados em UNIX.

Desde os meados dos anos 70, tem havido considerável influência mútua entre as áreas de pesquisa e desenvolvimento em inteligência artificial e em orientação a objetos. As principais

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