Artoolkit
Monografias: Artoolkit. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ramedalves • 23/3/2015 • 733 Palavras (3 Páginas) • 404 Visualizações
Instruções para execução do ARToolKit - versão 2.65,
usando a aplicação "simpleVRML" complilada
Texto preparado por Claudio Kirner - 2006
Inicialmente, vá para a pasta "bin" e localize a aplicação
"simpleVRML.exe", a aplicação "mk_patt.exe" e a pasta "Placas".
ATENÇÃO: Ao seguir as instruções, use sempre o conteúdo entre aspas,
sem as aspas.
A) Preparação.
Para fazer o ARToolKit funcionar, vamos ter que executar a aplicação
"simpleVRML.exe", seguindo os seguintes passos:
1-) Imprimir e recortar os marcadores do arquivo "placas-impressao.doc",
contido na pasta “placas”. Colar cada placa em um quadrado de palelão,
um pouco maior do que ela. As placas que funcionam são aquelas com
símbolos no interior da moldura (te-furado e ce-placa). As outras
molduras vazias poderão ser usadas futuramente para ampliação do
sistema.
2-)Conectar a câmera.
3-)Executar a aplicação "simpleVRML.exe".
Obs: Caso surja a mensagem “Please check if DsRenderer.as is registered
properly...”,
execute o arquivo register_filter.bat ou clique em "iniciar>executar
(start>run) e execute:
C: \windows\system32\regsvr32.exe DsRenderer.ax
e volte a executar a aplicação "simpleVRML.exe".
B) Funcionamento.
Coloque uma placa válida (te-furado, por exemplo) no campo de visão da
webcam, fazendo com que apareça um objeto virtual sobre a placa. Tome
cuidado para não obstruir e nem segurar a placa pelos lados, de forma
que ela apareça inteira no vídeo.
Movimente e/ou incline a placa para ver se o objeto a acompanha.
Se o usuário quiser alterar ou ampliar o sistema, ele deverá executar os
passos a seguir.
C) Cadastramento.
Para o cadastramento de novas placas, será necessário seguir os
seguintes passos:
1-)Crie os novos marcadores. Para isso abra o arquivo "placasimpressao.
doc", contido na pasta “placas”, e adicione um símbolo na
parte branca central posicionado de forma assimétrica.
2-)Executar o programa "mk_patt.exe", contido da pasta "bin". Será
pedido para que você entre com um nome de arquivo de parâmetros de
câmera.
Entre com o nome do arquivo "camera_para.dat" ou simplesmente tecle
"enter". Este é o nome default para o arquivo de parâmetros de câmera.
3-) Enquadre a câmera de vídeo, apontando diretamente para a placa.
Surgirão então bordas vermelhas e verdes em torno da placa. Isto indica
que o software "mk_patt" encontrou o quadrado em torno da placa que
está sendo cadastrada. A placa deve ser movimentada até que os lados
vermelhos do quadrado estejam no topo e à esquerda do quadrado na
imagem de vídeo. Uma vez que o quadrado encontrado esteja orientado
corretamente, clique no botão esquerdo do mouse. Será então pedido um
nome de arquivo para a placa (Por exemplo: simbolo1).
Outras placas podem ser cadastradas, simplesmente enquadrando a
câmera para novos padrões e repetindo o processo, ou clicando no botão
direito do mouse para sair da aplicação.
4-) Copie os novos arquivos de padrões do diretório “bin” para o diretório
“Data”, antes de usá-los.
5-) Edite o arquivo "vrml_data", no diretório “Data”, para adequar a
quantidade de marcadores e adicionar os parâmetros referentes às novas
placas, incluindo: o nome do arquivo criado pelo mkpatt, o nome do
arquivo de referência aos objetos virtuais (.dat), o tamanho da placa e a
posição
...