Aspersão Ou Imersão
Tese: Aspersão Ou Imersão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Diogo10 • 15/9/2014 • Tese • 460 Palavras (2 Páginas) • 191 Visualizações
Aspersão
Segundo os que defendem esta forma de batismo, a mesma teria sido ensinada e praticada no Pentateuco na purificação e consagração dos Levitas (Números 8:5-7). Na remissão tanto a água como o sangue deveriam ser derramados (Deuteronômio 12; 15:23). Na purificação da lepra, água corrente deveria ser aspergida sete vezes sobre aquele que se devesse ser purificado (Levítico 14), sendo que este deveria lavar as suas vestes e se banhar.Novamente, os que defendem esta forma de batismo vêem na profecia em Isaías 44:1-6 profetizado o batismo cristão, estando contidos os elementos: nascimento de Deus, o batismo com água, o batismo com o Espírito Santo e a vida de Deus. Igualmente em Ezequiel 36:25-27 temos o batismo por aspersão, o novo nascimento e a habitação do Espírito Santo. O Novo Testamento, aio para nos conduzir a Cristo (Gálatas 3:24), nos aponta para o batismo por aspersão, motivo pelo qual os que defendem a aspersão como a melhor forma de batismo entendem que assim o fora com Jesus, João Batista e os Apóstolos.
Imersão
Existe um significado teológico que se projeta para além da sepultura (morte) e da imersão em água. O que faz a morte de Jesus ser tão gloriosa é a sua ressurreição, e é exatamente esta a idéia claramente implícita no batismo[3] (Colossenses 2:11-12). Além disso, que a ressurreição é o ponto basilar da fé cristã (I Coríntios 15:14) e que Cristo teria afirmado textualmente que ele mesmo era a ressurreição e a vida (João 19:25). Dai o necessário entendimento de que a submersão precisar ser completa, para que haja verdadeiro batismo, visto que o significado maior deste deve ser encontrado exatamente na retomada da vida após a morte com Jesus, representada pela emersão (Efésios 2:1; 2:5; e Colossenses 2:13). Assim como a ressurreição reverte a morte. Entre os exemplos que podem ser mencionados destaca-se principalmente o batismo a que o próprio Jesus pessoalmente se submeteu. (Mateus 3:16; Marcos 1:9,10; Atos 8:36-39). A expressão "sair da água", encontrada em todas estas três referências, portanto, não deixaria a menor sombra de dúvida de que Jesus realmente teria sido batizado por imersão. Idêntico raciocínio julgam ser implicitamente aplicável ao batismo do etíope por Felipe (Atos 8:39)
Conclusão
Contudo não é a quantidade de água ou a formalidade do ato, mas o que o batismo representa para o batizando e para a comunidade em que se insere.
O autor do livro aos Hebreus, afirma aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo sido aspergidos os corações de má consciência e lavado o corpo com água pura, fato que deveria ocorrer no batismo. Aqui encontramos tanto o aspergir como o lavar, assim, a essência não está no modo de aplicação do batismo, mas na fé e na manutenção de um coração purificado diante de Deus.
...