Bibliologia
Trabalho Universitário: Bibliologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caroline.galdin • 12/4/2014 • 329 Palavras (2 Páginas) • 5.549 Visualizações
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
BIBLIOLOGIA
AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 3
1) Justifique Inerrância com base na posição de Inerrância Plena.
R: Este conceito declara que a Bíblia é completamente verdadeira e o seu objetivo não é dar informações cientificas e históricas, contudo, as suas declarações sobre estes assuntos são completamente verdadeiros.
2) Com base nos fatos que consistem o depoimento da Infalibilidade responda: Porque a Bíblia é infalível?
R: A infabilidade nos diz que a Bíblia é infalível, não contém erros, porque é a palavra de Deus.
3) A autoridade da Bíblia é a consequência de sua revelação, inspiração, inerrância e infalibilidade. Esta autoridade é afirmada pelo princípio de SOLA ESCRIPTURA. Explique este principio fundamental para a igreja evangélica.
R: “O princípio da Reforma Protestante de Sola Escriptura, que diz que:” A única fonte e norma de todo conhecimento cristão é a Sagrada Escritura”.Tal princípio tem sido crucial para o mundo evangélico , pois trata da inerrância, e foi motivo de controvérsias, condenações por parte da igreja romana e posicionamentos confessionais por parte da igreja reformada em muitos países, Lutéro não desprezava a autoridade da Igreja, nem repudiava os Concílios Eclesiásticos como sendo destituídos de valor ,os reformadores não queriam dizer por Sola Escriptura que a Bíblia é a única autoridade na igreja. Pelo contrario, queriam dizer que a Bíblia é a única autoridade infalível na igreja.
4) Qual é a definição de cânon? Com esta afeta a vida dos cristãos?
R: Cânon vem do Grego "Kanun" que significa: cana, vara de medir, regra, norma. Pode ser definidos como os livros Sagrados das Escrituras, aceitos pela igreja cristã e que contêm a regra autoritária de fé e prática.
5) O que é Apócrifo? Cite as razões pelas quais estes livros são rejeitados pelos evangélicos.
R: • São inscritos, não inspirados por Deus. As razões são: foram escritos durante o período interbíblico;
• Nem Cristo, nem seus apóstolos citaram os livros apócrifos;
• A Igreja Católica Romana, através da contra reforma, esperou mais de mil anos (15 46), para incluir os apócrifos a Sagrada Escritura, no Concílio de Trento.
...