Bibliologia
Tese: Bibliologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: linki • 13/4/2014 • Tese • 399 Palavras (2 Páginas) • 556 Visualizações
AVALIAÇÃO – MÓDULO I – BIBLIOLOGIA
1) Quais são os seis tipos de Bíblias.
R: Os seis tipos de Bíblias são: A Bíblia Hebraica - a Septuaginta Lxx, a católica do ocidente (Roma) - a católica do oriente - a Protestante - a Testemunhas de Jeová com várias heresias.
2) De onde procede o termo biblos.
R: O termo biblos vem do nome dado à polpa interna da planta aquática chamada cyperus papyrus, que se escreviam os livros sagrados. Portanto, os gregos chamavam um pequeno livro de biblion os romanos, de líber, de onde vem a nossa palavra livro.
3) Quem foi o primeiro a usar o nome “Bíblia” em relação aos textos sagrados?
R: Os apóstolos e os Pais da Igreja determinam estes textos de Escrituras Sagradas, Escrituras dos profetas e dos apóstolos, A forma que utilizamos hoje, “Bíblia Sagrada”, foi aplicada primeiramente por João Crisóstomo, patriarca e grande reformador de Constantinopla. São João Crisóstomo foi um teólogo e escritor cristão, arcebispo de Constantinopla no fim do século IV e início do V.
4) Quais são os dois livros da Bíblia em que não aparece o nome divino YHWH.
R: Durante muito tempo se afirmou que o nome sagrado de Deus (YHHW), não aparece nos livros de Ester e Cantares.
5) Quais foram os três fatores que influenciaram a formação do cânon?
R: Conforme o texto citado, existe um processo de aceitação referente aos escritos pela igreja que se firmou no estabelecimento de critérios, ou seja, esses critérios são conhecidos como “teste de canonicidade”, ao qual existem três fatores importantes que definem todo o processo de canonização das sagradas escrituras.
a) A inspiração de Deus.
b) O reconhecimento da inspiração pela comunidade judaica cristã.
c) A coleção de escritos preservada pelo povo.
d) Quero ressaltar que a inspiração cabe ao próprio DEUS, o reconhecimento e a preservação couberam ao povo fazê-los.
6) O que diferencia a Bíblia dos demais livros:
( )Iluminação ( ) Revelação ( x ) Inspiração ( ) NDA
7) Qual é a diferença de apócrifos para pseudoepígrafos.
R: Apócrifos: Livros escondidos que não foram inspirados por DEUS. Pseudoepígrafos: Livros que foram escritos por um nome fictício, e por tempo não foram aceitos no Cânon por algumas igrejas, falsa autoria de um texto ou uma obra.
8) Qual é a diferença da teoria do ditado para teoria da inspiração natural. Entre aquelas apresentadas, qual é a verdadeira.
R: Teoria do ditado afirma que os escritores foram meros
...