Bibliologia
Por: idenilza • 26/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.433 Palavras (6 Páginas) • 593 Visualizações
QUESTIONÁRIO
1. O que é a Bíblia?
“Bíblia é um adjacência com estirpe no Grego “bibliôn.” cujo significado é “rolo” ou livro”. Á Bíblia é um conjunto de textos escritos através da inspiração divinal e que contém os ensinamentos que orientam a condutada comunidade cristã. Á Bíblia é o Livro para todos os indivíduos, de todos os tempos. É um livro sem igual, sozinho em sua classe.
É a revelação de Deus á humanidade. Seu agente é Deus, seu real comediante é o Espirito santo, seu tema principal é o Senhor Jesus Cristo. A sagrada escritura é a manifestação de Deus ela expressa a vontade de Deus. A bíblia é Deus falando ao homem.
2. Por que devemos estudar a Bíblia?
I. Devemos estudar a Bíblia porque ela é a Palavra dada por Deus para nossa edificação espiritual.
II. Devemos estudar a Bíblia porque ela é a Espada do Espírito, Ef 6.17. Somente quando a estudamos podemos lutar vitoriosamente.
III. Devemos estudá-la porque ela é a boa Palavra de Deus, Hb 6.5; ela é lâmpada e luz para nossa vida, Sl 119.105; ela é a Lei do Senhor, Sl 1.2; Is 30.9; ela é a Escritura da verdade, Dn 10.21.
IV. Devemos estudar a Bíblia porque ela é alimento para nossa alma: pão, leite e mel.
V. Devemos estudá-la, porque somos instruídos a fazê-lo e recebemos o exemplo do passado, Jo 5.39; At 17.11; Jo 7.52; Ne 8.8.
VI. As muitas ocupações da vida não podem absolutamente nos privar do contato diário com a Palavra de Deus, Js 1.7-9.
VII. Devemos sempre estar prontos para dizer AMEM ao que ela nos diz. Ne 8.5,6; Ex 24.7; Dt 27.12-26.
VIII. Nunca nos esqueçamos de que a Palavra de Deus é a SEMENTE que Ele usa para trabalhar dentro de nossas vidas. Se não entesouramos a Palavra, não temos semente. Se não temos semente, nada nascerá. Se nada nascer, não haverá fruto. Se não houver fruto, nossa vida perderá o sentido.
IX. Isto agradará a Deus, ajudará a Igreja e levará sua vida a um estágio de amadurecimento espiritual.
3. Como podemos entender a Bíblia?
O conhecimento da Sagrada escritura não transcursa de uma leitura bíblica esporádica e aleatória. Germina de um empenho dedicado e planejado. Pode conhecer as Sagrada escritura, mas tem que se esforçar.
1. Acreditar que a Escritura pode ser entendida. Os homens que escreveram a Sagrada escritura sem dúvida entendiam estar escrevendo para que as pessoas pudessem entender (Lucas 1:1-4; Efésios 3:3-4; 1 João 5:13). É Examinar um livro escrito pelo seu Criador. Se há alguém que possa se comunicar com o individuo esse alguém é Deus. Crer no quem ela ensina sem duvidar.
2. Ser uma Pessoa empenhada. O estudo bíblico bem-sucedido de contínuo dar início com um comprometimento. Para entender a palavra de Deus, deve sinceramente almejar os seus mandamentos (João 7:17). Isso constitui uma deliberação infalível com o estudo da Sagrada escritura. Querer estudar é tão importante quanto o próprio estudo em si. Muitas pessoas leem a Bíblia; poucas a estudam. Devemos ler por prazer com amor com finalidade de aprender as coisas de Deus.
3. Organiza-se para o estudo da Escritura. Em muitas aparências, o estudo decidido da Sagrada escritura se assemelha ao estudo eficaz de qualquer outro livro. Necessitamos estudá-lo de modo coerente e metódico. Os bons estudiosos da Sagrada escritura esquematizam o que vão estudar, tendo tempo e lugar fixos para estudar. Constituem alvos específicos e decidem quanto tempo gastarão nesse ou naquele livro ou assunto e o que esperam realizar em determinado estudo. Consignação de alvos é muito importante. O preparo também implica o elemento adicional da oração, pedindo a sabedoria do alto (Tiago 1:5). Pedir a auxílio de Javé em seu estudo. Ele o auxiliará se realmente desejar saber e cumprir a sua vontade. Ler com modéstia crescendo sempre espiritualmente.
4. Concluir que principiou. Uma vez que se tenha preparado para estudar e já constituiu os seus alvos, vá até o fim no seu plano. Entender que está realizando um projeto que terá implicações para toda a vida. O bom conhecimento sagrado não se adquire em poucas semanas ou meses. Os indivíduos que são “possantes nas Sagradas escrituras” gastaram anos no estudo sagrado aplicado e acompanhado por oração. Aplicar com sinceridade cheia do espirito santo, porque ele conhece as coisas profundas de Deus. E revela aos humildes.
5. Procurar auxílio em seu estudo. Os bons discípulos da Sagrada escritura procuram a ajuda de outras pessoas, especialmente no início e no caso de livros ou temas mais difíceis. Os irmãos em Cristo estão sempre dispostos a auxiliar os outros irmãos a ter uma informação melhor da veracidade. Existem ainda bons recursos básicos para o estudo sagrado que será benéfico por toda a vida. As aceitações, os glossários da Bíblia, as introduções aos livros da Bíblia e os atlas bíblicos são todos bastante úteis. Esteja disposto a investir neles. E principalmente aproveitar em si próprio.
6. Depositar em tirocínio o que estudar. Quem sabe o artefato mais formidável do estudo bíblico bem-sucedido é o bel-prazer de colocar em prática o que se estuda. Não estuda devidamente as Sagrada escritura enquanto não se empenhar a fazer tudo o que elas dizem. É improfícuo estudar a Sagrada escritura só pelo conhecimento bíblico em si. O estudo da Sagrada escritura com o escopo de modificar a vida é a busca mais preciosa que o homem conhece. Ter a bravura de modificar a sua vida para ser estandardizada pela vontade de Deus. Então, verdadeiramente será um bom estudioso da Sagrada escritura.
7. Procuramos
...