Cata Coquinho
Casos: Cata Coquinho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Peixotao • 5/12/2014 • 1.017 Palavras (5 Páginas) • 336 Visualizações
contribuir com a busca pela vantagem competitiva da empresa. Pedro, Gerente de Desenvolvimento de Pessoas, estabeleceu algumas medidas a serem implementadas para que a atuação da área, reformulada, seja de fato estratégica. Dentre as medidas destacou:
I. A área de gestão de pessoas deve participar na definição de valores, políticas e práticas adotadas pela empresa quanto ao planejamento, desenvolvimento, avaliação e recompensa, considerando, para tal, o contexto interno e externo da área.
II. A área de gestão de pessoas deve direcionar seus resultados para diferentes níveis. No nível individual deve se focar no aprendizado, desempenho e satisfação no trabalho por parte dos colaboradores; no nível organizacional o foco deve residir na eficiência; no âmbito social deve ser enfatizado o desenvolvimento do capital humano, elevação da produtividade da mão de obra e da qualidade de vida dos colaboradores.
III. O planejamento de gestão de pessoas deve ter uma orientação para o curto prazo, de forma a atender as necessidades imediatas da empresa.
IV. Para que a reformulação seja bem sucedida é necessário que os colaboradores da área de Gestão de Pessoas sejam desenvolvidos em termos de visão de negócios e atualizados quanto às práticas atuais de gestão de pessoas e de gestão de mudanças.
V. A área de gestão de pessoas deve passar a ser subordinada à Direção Administrativo-Financeira da empresa, pois, acima de tudo, o foco deve ser o resultado financeiro, não sendo mais necessária a proximidade da cúpula diretiva da organização.
Estão adequadas as medidas propostas:
a.
Somente nas afirmações I e V
b.
Somente nas afirmações I, II e IV
c.
Somente nas afirmações I, II e V
d.
Somente nas afirmações I, III e IV
e.
Somente nas afirmações I, III e V
0,8 pontos
PERGUNTA 8
Cheiro&Aroma é uma indústria de cosméticos que está modernizando sua área de recursos humanos, de forma a torna-la mais estratégica, em consonância com a nova concepção de gestão de pessoas. Que medidas devem ser adotadas por Daniela, gestora de pessoas, para que a atuação da área tenha uma atuação estratégica?
I. Direcionar os resultados para diferentes níveis. No nível individual deve se focar no aprendizado, desempenho e satisfação no trabalho por parte dos colaboradores; no nível organizacional o foco deve residir na eficiência; no âmbito social deve ser enfatizado o desenvolvimento do capital humano, elevação da produtividade da mão de obra e da qualidade de vida dos colaboradores.
II. Adotar o BSC como uma ferramenta para nortear as ações da área no sentido da estratégia organizacional, principalmente por meio da perspectiva Aprendizagem e Crescimento.
III. O planejamento de gestão de pessoas deve ter uma orientação para o curto prazo, de forma a atender as necessidades mais urgentes da empresa.
Está (ao) corretas(s) a(s) afirmação(ões):
a.
II apenas.
b.
I e II apenas.
c.
III apenas.
d.
I apenas.
e.
II e III apenas
0,8 pontos
PERGUNTA 9
A melhor medida da sustentabilidade de uma vantagem competitiva é por quanto tempo uma empresa conseguirá desfrutar de uma lucratividade acima da média do mercado ano a ano. A estratégia competitiva preocupa-se com a posição da empresa em relação aos seus concorrentes no mercado escolhido; ela é o casamento das capacidades internas com os relacionamentos externos. Uma estratégia bem sucedida é baseada em fazer bem o que os concorrentes não podem, ou não podem prontamente, mas não em fazer o que eles podem ou já fizeram. (RIZZA, 2005)
No que se refere à Gestão Estratégica de Pessoas com vistas à vantagem competitiva, avalie as afirmações:
I. As capacidades dinâmicas permitem à organização adaptar continuamente suas competências às exigências do ambiente.
II A área de gestão de pessoas tem por missão fiscalizar e controlar as competências essenciais da organização.
III.A competência, no nível macro, é um conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas físicos e gerenciais difíceis de serem imitados pela concorrência, gerando valor distintivo e vantagem competitiva para a organização.
IV. A gestão baseada nas competências compreende identificar, planejar, desenvolver e administrar as competências organizacionais e humanas de forma interdependente.
V.
...