TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cdcdcc

Monografias: Cdcdcc. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  177 Visualizações

Treinamento da velocidade de reação

Introduçao

A reação nos esportes é a resposta comportamental aos sinais que são percebidos ótica, acústica e tatilmente. Geralmente o treinamento da velocidade de reação é muito limitado, ocorrendo melhorias de 10% a 30% (Stein, 2000). E parece não haver relação direta entre velocidade de reação e desempenho em saídas, por exemplo, um atleta veloz pode apresentar um longo tempo de reação e um atleta lento pode apresentar um curto tempo de reação (Joch e Hasnberg, 1990), porém os melhores corredores apresentam uma maior estabilidade de tempo de reação do que corredores não tão bons (Dostál, 1981).

Para o treinamento da velocidade de reação, saídas e exercícios de reação a partir de diversas posições inicias, jogos, corridas de revezamento com diversas velocidades e saídas características de competições são aplicáveis (Weineck, 2003). Deve-se utilizar no máximo 10 exercícios com 2 a 3 de minutos de pausa entre eles (Stein, 2000), caracterizando portanto, o Método de repetições. De acordo com Tabatschnik (1976), sinais (saídas) que são constantemente repetidos levam à estagnação da velocidade de reação.

A velocidade de reação não é treinada isoladamente, mas em conjunto com a força-explosiva (Weineck, 2003) e com a velocidade acíclica, portanto, o método e normativas para o treinamento destas últimas também são aplicáveis ao treinamento da velocidade de reação.

Fonte: http://www.efdeportes.com/efd158/o-treinamento-da-velocidade-metodos.htm

Modalidades que exerce uma velocidade de reaçao.

• Atletismo

• Tênis

• Boxe

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com