Como ler o livro de exodos
Por: William RICARDO BUENO • 7/6/2015 • Resenha • 521 Palavras (3 Páginas) • 315 Visualizações
COMO LER O LIVRO DE ÊXODO
William Ricardo Bueno
1º Ano – 2⁰ semestre 2012 (Turma Limeira)
Reposição de aula da Prof.ª Silvana Suaiden
O livro de Êxodo é composto por quarenta capítulos e faz parte dos cinco livros do Pentateuco, onde são desenvolvidos dois temas principais, a Libertação do Egito e a Aliança com o povo no deserto do Sinai.
Para a leitura de Êxodo devemos nos portar e imaginar a situação enfrentada naquela ocasião, os hebreus foram ao Egito em busca de alimentos e ali se instalaram, no entanto como se multiplicavam rapidamente em grande número, a corte de Faraó se organiza e escraviza os hebreus com medo de uma revolução por parte destes, quanto mais se multiplicavam maior era opressão sofrida
Ambos os temas são entrelaçados durante a caminhada do povo pelo deserto e a revelação do nome do Senhor a Moisés, o livro tem seu início com o clamor e lamentação do povo hebreu escravizado no Egito. A grande batalha travada em Êxodo é entre Deus que ouviu e viu a opressão sofrida por seu povo eleito diante de Faraó. O livro conta rapidamente sobre a vida de Moisés antes de sua missão, nascido hebreu e criado na corte de Faraó, vai viver no deserto onde se casa com uma das filhas de Jetro.
Deus se revela a Moisés e o envia de volta ao Egito para ter com Faraó e informá-lo de que o Deus de seus pais viu o clamor de seu povo e ordena sua libertação, porém Faraó senhor do Egito não aceita esta posição, então o Deus dos Hebreus, um Deus dinâmico que não pode ser controlado que não tem um local fixo, que está entre seu povo faz descer sobre o Egito diversos sinais de seu infinito poder.
Depois que Deus leva consigo todos os primogênitos do Egito durante a páscoa judaica, inclusive o filho de Faraó, este ordena a libertação do povo hebreu. Porém Faraó volta atrás em sua decisão envia seus exércitos atrás do povo hebreu que vai próximo ao mar vermelho.
A intenção de Faraó é matar o povo e escravizar novamente aqueles tantos que sobreviverem, porém as margens do mar vermelho, Deus mostra mais uma vez o seu poder permitindo que o povo atravesse às águas levando-os com segurança a outra margem.
Todos estes sinais e prodígios (fome, seca, gafanhotos, peste, guerras e catástrofes) feitos por Deus são para que o povo hebreu creia em seu poder, temam e adorem ao seu único e verdadeiro Senhor.
Após caminharem pelo deserto o povo hebreu liderados por Moisés que estava constantemente na presença do Senhor chegam a região de Canaã a terra prometida.
Moisés sobe ao Horeb para ter com Deus nosso Senhor, e lá fica durante 40 dias e quarenta noites. Deus entrega a Moisés duas tábuas de pedra contendo seus sagrados mandamentos. Moisés tem então a missão de ensinar estes mandamentos ou leis ao povo, que durante a estada de Moisés na montanha se rebela e começa a adorar ídolos como era costume do povo egípcio. São também construídos ao Senhor um santuário e uma arca da aliança onde são depositadas as pedras com os mandamentos da Lei de Deus.
...